Professores auxiliam em projeto de rádio digital da Policia Militar

12. abril 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Gestão de Pessoas, Matérias

radio_pmsc_1Modernizar a comunicação via rádio dos órgãos estaduais de segurança, substituindo os equipamentos analógico por tecnologia digital, ampliando a cobertura, a disponibilidade e o sigilo da informação. Este é o objetivo do projeto de radiodifusão digital que está sendo implantado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), com a participação de professores do Câmpus São José do IFSC.

O projeto foi apresentado na última quinta-feira, 6 de abril, em reunião na Sala do Conselho Estratégico do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina. O sistema trunking digital Tetra, que já está sendo implementado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), tem sido utilizado, principalmente, na Europa e Ásia, com bastante sucesso, aliando confiabilidade e eficiência nas transmissões e segurança na comunicação.

De acordo com o chefe da Divisão de Radiocomunicação da Diretoria de Tecnologia da Informação da PMSC, major Woldemar Deocleciano Medeiro Klaes, que integra o projeto junto à SSP/SC, a ideia vem de encontro às necessidades da corporação, que sofre com graves deficiências na cobertura do sinal e também com o sigilo das informações transmitidas. “Atualmente, a comunicação é feita de forma tradicional, por meio do sistema analógico, empregando tecnologia LTR, do final da década de 1970”, afirma o major.

O agente Alberto Raposo, coordenador do projeto junto à PRF, salienta que o sistema que vem sendo implantado em todos os estados de fronteira brasileira possibilita a integração com os demais órgãos de segurança pública, o que facilita a comunicação e o tempo-resposta em ações conjuntas. “Nossa intenção seria criar uma rede nacional de Segurança Pública, totalmente integrada”, explica.

Participação dos professores

radio_pmsc_2O professor da área de Telecomunicações Rubem Toledo Bergamo conta que o chefe da Divisão de Radiocomunicação da Diretoria de Tecnologia da Informação da PMSC, Major Woldemar Deocleciano Medeiro Klaes, que é egresso do curso integrado de Telecomunicações do IFSC, formado em meados dos anos 90 na então Escola Técnica Federal (ETFSC/Uned-SJ), o procurou pedindo auxílio na avaliação da viabilidade técnica do projeto. Além de Rubem, o parecer técnico contou com a participação do professor Ramon Mayor Martins, também da área de Telecomunicações.

Como o projeto de predição de cobertura do sistema de rádio foi executado por uma empresa terceirizada, os professores avaliaram se a cobertura de sinal na área em questão e os rádios enlaces ponto a ponto do sistema estavam dimensionados de forma adequada. O professor Rubem conta que “após avaliação, utilizando softwares de simulação, pode-se constatar que o projeto estava dentro dos critérios técnicos viáveis para ser implementado”. Os professores também atestaram a viabilidade do compartilhamento da rede da PRF com a rede a ser instalada pela PMSC.

Rubem explica que a atuação dos professores foi voluntária neste primeiro momento. “Pensamos na possibilidade da participação de professores e estudantes dos cursos de telecomunicações do câmpus São José na implantação do Sistema Trunking Digital da PMSC, podendo assim, oportunizar a ampliação do aprendizado e a possibilidade de realizar projetos de extensão e de cooperação técnica entre o IFSC e PMSC”, comemora.

A intenção é que para o final deste ano a tecnologia já esteja disponível à Polícia Militar, num primeiro momento aplicado na região da Grande Florianópolis, e que no futuro também possa suprir as demandas da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Geral de Perícia (IGP) e do Departamento de Administração Prisional (Deap).

Para saber mais

Projeto de radiocomunicação digital com a PRF é apresentado à SSP

Justiça atende Procuradoria Geral do Estado (PGE) e garante a manutenção da comunicação na segurança pública de SC

Por Comunicação do IFSC Câmpus São José