Gabinete da reitoria realiza Encontro de Assessores de Dirigentes

4. julho 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

IMG_4817Na última quinta-feira (29) o Gabinete da reitoria do IFSC promoveu o primeiro Encontro de Assessores de Dirigentes, que reuniu os “braços direitos” dos diretores-gerais dos câmpus e das pró-reitorias da instituição. Durante todo o dia, os servidores trocaram experiências, dirimiram dúvidas e foram capacitados sobre os nossos sistemas que o IFSC utiliza no dia a dia.

Na abertura, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou que a forma como os assessores atuam, próximos aos gestores, faz toda a diferença no alcance dos objetivos da instituição. ”Os diretores dão o tom e os assessores o ritmo da gestão. Este é um momento importante para os servidores que atuam nessas funções se conhecerem melhor e trocarem relatos e experiências. É com a força do trabalho articulado que vamos atender as necessidades de todos, não só dos alunos e servidores, mas como de toda a sociedade”, disse.

IMG_4839Após apresentação de cada um dos presentes, começaram as atividades previstas na programação. A primeira foi uma oficina sobre a utilização do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e a Instrução Normativa 08/2016, que dispõe sobre as regras de concessão de diárias e passagens que sofreram alterações no ano passado. A atividade foi ministrada pelo servidor Delmar Moreira Coutrin, da coordenadoria do protocolo.

Na sequência, foi a vez dos participantes assistirem à palestra “Parcerias e Cooperações” com o assessor técnico da reitoria Érico de Ávila Madruga. Segundo o palestrante, a capacitação serviu para orientar a como viabilizar e adequar os projetos e não apenas negá-los. “As parcerias, sejam elas de ensino, pesquisa, extensão ou gestão, são necessárias para o IFSC sair de seus muros, atender as demandas locais e regionais e, também, para propiciar a inovação e transferência de tecnologias”, completa. A temática teve como base a Instrução Normativa 03/2016, disponível na Intranet do IFSC.

Fechando a manhã, a secretária executiva do gabinete, Hélida Leseux, apresentou o módulo Boletim de Serviços no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), que a partir de julho será aberto para a emissão e publicação das portarias de todos os Câmpus do IFSC. O sistema vinha sendo utilizado para emitir e publicar as portarias da Reitora desde setembro do ano passado.

IMG_4832“Em maio deste ano iniciou-se a implantação em três Câmpus. Nesses dez meses, somando a reitoria e os câmpus Caçador, Canoinhas e Gaspar, mais de 3 mil portarias deixaram de ser impressas e o acesso às publicações tornou-se mais fácil e amplo, devido à possibilidade de consulta pública (https://sig.ifsc.edu.br/public – Boletins de Serviço)”, esclarece Hélida.

Colhendo frutos

No período da tarde, o grupo discutiu amplamente sobre as atribuições dos assessores de direção-geral previstas em regimento. Esse debate foi muito importante, pois o IFSC passa por um momento de atualização dos regimentos dos Câmpus.

foto ------Para a assessora da direção-geral do Câmpus Lages, Elisandra Alves, o evento foi muito bom. A troca de experiências entre os assessores foi bastante interessante e o encontro reforçou o caráter estratégico e mediador das assessoria junto à gestão dos câmpus. Além disso, trouxe conteúdos que já serão utilizados no dia a dia de trabalho.

“A emissão de portarias da direção pelo boletim de serviços é uma medida que, além de ser sustentável, pois não será mais necessário imprimir as portarias do campus, vai facilitar o acesso de todos os servidores aos documentos emitidos. Ainda levará alguns dias para a implementação em virtude da transição para o novo sistema, mas, com certeza haverá um ganho enorme no trabalho dos assessores”, comenta.

IMG_4809“Esse encontro foi um evento construído pelos envolvidos e se tornou um momento muito esperado por todos. Com certeza, cumpriu com o seu objetivo de interação, troca de experiências,  capacitação e alinhamentos nas atividades que todos executamos. A ideia é realizar um encontro presencial por ano e outros à distância para que este processo esteja sempre em construção”, afirma a chefe de gabinete do IFSC, Pricila Serpa Oliveira Campanini, coordenadora do evento, complementando o caráter integrador e de compartilhamento da atuação em rede.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC

 

Os comenários não estão permitidos.