Professora do Câmpus Xanxerê embarca para cursos de física no Canadá e na Suiça

6. julho 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

camila-gasparin-2017A professora de Física Camila Gasparin, do Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), embarca para Toronto, no Canadá, nesta quinta-feira (6). Ela ficará até o dia 15 de julho no país para participar de um workshop intensivo para professores de Ensino Médio sobre física moderna, no Perimeter Institute Einstein Plus.

E tem mais novidade. Daqui a um mês, entre os dias 6 e 19 de agosto, a professora irá para Genebra, na Suiça, participar de mais um curso. Desta vez, no Programa de Professores do CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo.

A participação da professora é considerada única, pois nos dois cursos apenas 50 docentes de cerca de 40 países foram selecionados. “São seleções muito concorridas e, principalmente no caso do Einstein Plus, muito detalhadas. São avaliadas a produção acadêmica, o tempo de atuação em diferentes níveis de ensino, bem como a fluência no inglês”, explica Camila.

No caso do CERN, a professora já esteve uma vez, no ano passado. “Ao voltar para o IFSC em 2016, pude desenvolver uma oficina sobre o modelo padrão de partículas, o CERN e cultura científica na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Xanxerê. Os alunos gostaram bastante e tinham muita curiosidade para entender um pouco mais a fundo o que é o CERN e quais estudos são desenvolvidos”, detalha.

Ao voltar dos dois cursos, Camila deve realizar novas oficinas e projetos sobre Física, voltados para professores de Ciências/Física e estudantes. “Quero trazer não apenas material experimental na bagagem, mas muito conhecimento destes aspectos da Física contemporânea que acabamos não vendo detalhadamente na graduação e são tão importantes para que os alunos tenham capacidade de pensar criticamente e serem cidadãos efetivamente”, acredita a professora.

Conheça mais sobre o CERN.
Conheça mais sobre o Einstein Plus.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC