Representantes do Napne recebem capacitação

6. julho 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias

foto_napne_cpRepresentantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) nos câmpus estiveram em capacitação na Reitoria entre os dias 27 e 29 de junho. A ação, articulada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), faz parte de uma série de capacitações que visam preparar a comunidade interna para atender pessoas com deficiência (PCD). A primeira reunião foi com profissionais do Instituto Federal Farroupilha no ano passado, e a próxima está programada para setembro.

Os servidores assistiram palestras sobre atendimento educacional especializado, o modelo social da deficiência, abordagem sobre alguns tipos de deficiência e participaram de uma oficina de adaptação de materiais. A ideia é que o representante do Napne aprenda e dissemine as informações em seus câmpus, conforme explica a diretora de Assuntos Estudantis, Girlane Almeida Bondan. “É necessário intensificar esse trabalho de envolvimento de todos os servidores, para que o atendimento às pessoas com deficiência se dê da melhor forma.”

A aprovação do decreto nº 13.409, garantindo a reserva de vagas para PCD universidades federais e nas escolas federais de ensino médio técnico, colocou a estruturação do atendimento especializado na agenda da instituição. A partir de janeiro, os editais de ingresso do IFSC passaram a contemplar o público em suas vagas reservadas. A instituição estima que há 350 alunos com algum tipo de deficiência nos câmpus, em diferentes níveis de ensino. Com a medida, os Núcleos se preparam para ampliar o atendimento.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC