IFSC recebe representante do Ministério da Agricultura francês

7. julho 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

IMG_4850A responsável pela Rede Brasil dos estabelecimentos de ensino agrícola francês – órgão ligado ao Ministério da Agricultura da França -, Fanny de Oliveira Santos, esteve na reitoria do IFSC em reunião com representantes dos câmpus de Urupema, Lages, São Miguel do Oeste, Canoinhas e Itajaí nesta quinta-feira (6) para discutir parcerias entre o IFSC e instituições francesas.

No ano passado, o IFSC recebeu uma comitiva francesa e desde então começou o contato para o agendamento de uma missão institucional para que o governo francês conhece os Institutos Federais. Fanny, que representa uma rede de estabelecimentos de ensino agrícola francês com mais de 800 escolas, veio ao Brasil e visitou diversos câmpus pelo país. Em Santa Catarina, ofereceu a possibilidade de receber alunos pelo Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie).

Também, colocou-se à disposição para receber gestores e pesquisadores do IFSC em missão a França, a fim de conhecer os projetos ligados ao seu ministério como nas áreas de agricultura, vinhos, ostras e recursos pesqueiros. Ainda, o intercâmbio pode se estender a projetos na área de extensão social.

Visita aos câmpus

2017_07_07_visita_ministerio_francesA representante francesa visitou os câmpus Florianópolis-continente, Florianópolis e Itajaí, onde conheceu o barco escola “Aprendendo com o mar” nesta sexta-feira (7). “Nós já temos algumas parcerias com institutos federais do Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, mas poucos no Sul e gostaríamos de ampliá-los. Para nós é importante conhecer diferentes perspectivas na área de produção de alimentos. No caso da aquicultura, sabemos que o cultivo de peixes no Sul é diferente, por exemplo, do que é feito em Pernambuco. Muitas escolas francesas têm interesse nessas parcerias tanto em mandar alunos para o Brasil quanto em receber estudantes.”

A assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC, Raquel Matys Cardenuto, acompanhou a visita. “ Em comparação com outros eixos de atuação do IFSC, a área agrícola e de recursos naturais é ainda nova, faz parte da expansão II, e vemos nessas parcerias com instituições francesas uma forma de fortalecer essas áreas e de promover troca de experiências. Foi muito importante a visita para que eles possam conhecer melhor nossa infraestrutura e os cursos ofertados.”

Por Beatrice Gonçalves e Rafael Xavier dos Passos | Jornalismo IFSC