Novos docentes e técnicos-administrativos tomam posse

28. julho 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

SONY DSC

Na manhã de hoje (28), o auditório da Reitoria recebeu 30 novos servidores do IFSC para a cerimônia de posse. São docentes e técnicos-administrativos que foram aprovados em concurso para 14 dos 22 câmpus do instituto e para o Centro de Referência em Educação a Distância (Cerfead).

Embora haja nomeações para Florianópolis, Jaraguá e Joinville, a maior parte dos servidores irá atuar nos câmpus em consolidação. A cidade de São Carlos, no oeste catarinense, lidera as nomeações: oito servidores serão ambientados durante a próxima semana.

Em seu discurso de boas vindas, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider destacou a importância de alcançar municípios menores com o ensino público. “Se a gente quer realmente tornar o país mais justo e igualitário, é preciso levar os institutos para o interior.”

A rede dos institutos federais (IFs) tem direcionado esforços para chegar a regiões em desenvolvimento. Hoje com 38 institutos e cerca de um milhão de alunos, a rede tem impulsionado o ensino profissional no país.

Para quem assume a missão, a mudança de cidade ou a distância da família podem fazer parte do processo. A docente da área de Enfermagem Vanderleia Muller Duarte chegou para a cerimônia acompanhada do marido e da filha, ainda criança. Ela assume o cargo de professora no Câmpus Joinville, mas a família, a princípio, ficará em Chapecó.

Vanderleia fora docente no instituto, porém de forma temporária. O período bastou para decidir lecionar no IFSC de forma permanente. “Estamos tranquilos porque essa mudança estava planejada há tempo” explica a enfermeira, que realizou três provas antes de ser aprovada.

Para a docente de Gestão Pública Giselle Floriano Coelho, que atuará no Cerfead, a nomeação representa uma nova direção na carreira. Com 11 anos de experiência na companhia estadual de energia elétrica, a gestora já havia ministrado treinamentos, mas  despertou para a docência durante um mestrado em Administração de Empresas. “Depois desse período trabalhando com gestão aplicada, decidi que estava na hora de mudar de de rumos, foi uma oportunidade.”

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC