Lançada chamada pública para ampliação e atualização do POCV
25. agosto 2017 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias
Foi lançado nesta semana o edital Proen N° 02/2017, uma chamada pública para discutir a ampliação e atualização do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) do IFSC. Todos os câmpus e o Cerfead devem participar desta chamada como unidades proponentes, observando as áreas que devem ser prioridade para a instituição.
O POCV estabelece quantos cursos, quais áreas e o número de servidores de acordo com o porte de cada câmpus. As áreas prioritárias são Ensino de Jovens e Adultos (Proeja), Formação de Formadores e Institucionalização do Ensino a Distância. As propostas devem estar de acordo com três categorias:
Categoria 1: cenário sem ampliação do quadro de professores previsto no PDI 2015-2019; Categoria 2: cenário com ampliação do quadro de professores até o piso definido pela Portaria 246/2016/SETEC/MEC; e Categoria 3: cenário com ampliação do quadro de professores para além do piso definido pela Portaria 246/2016/SETEC/MEC. Os critérios de cada categoria constam em edital.
“Na revisão do POCV-A, aprovado no PDI 2015-2019, o Consup recomendou que o IFSC faça um replanejamento das vagas ainda previstas de acordo com os índices mínimos previstos em lei para as áreas prioritárias. Por isso essa chamada, que irá resultar no POCV-B”, explica a diretora executiva do IFSC, Silvana Rosa Lisboa de Sá.
A diretora destaca que a chamada é mais uma oportunidade de os servidores participarem das escolhas dos rumos que a instituição irá tomar. “É muito importante que isso não se fique restrito aos chefes de Ensino. Os servidores, os Núcleos Docente Estruturantes (NDE) e colegiados de cursos devem participar das discussões, que serão aprovadas nos Colegiados dos Câmpus para depois formar o documento completo do IFSC”, reforça.
As propostas devem ser submetidas até 9 de outubro, conforme edital. As propostas aceitas tramitarão no Colégio de Dirigentes (Codir), Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Comitê Permanente de Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional (Copadin) e aprovação no Conselho Superior (Consup). A previsão é de aprovação em abril de 2018.
Para o membro da Comissão Central de Revisão, Orlando Rogério Campanini, pró-reitor de Ensino em exercício, é mais que necessário o envolvimento dos servidores nesse processo. “As Comissões Locais estão se organizando em reuniões e discussões. O POCV B seguirá o Plano de Acordos e Metas e é um comprometimento do IFSC com a sociedade. Ele vai dizer como será a expansão dos câmpus para os próximos anos e, mais que isso, terá que ser cumprido, pois está no PDI”, afirma.
Por Coordenação do Jornalismo IFSC


Perfil no Instagram
Página no Facebook
Perfil no Twitter
Canal no Youtube
Página no Linked-In