Conselho Superior aprova oferta de 14 novos cursos

22. setembro 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias

Consup33O Conselho Superior do IFSC (Consup) aprovou em sua 48º Reunião Ordinário, ontem, a oferta de 14 novos cursos em dez câmpus pelo estado. São 11 técnicos, um superior e duas pós-graduações que podem já ser ofertados no próximo processo seletivo.

Pós-graduação

Dois novos cursos de pós-graduação estarão em breve à disposição da comunidade. Um dele é a distância, ofertado pelo Centro de Referência em Formação EAD (Cerfead). O curso de especialização em Tecnologias para a Educação Profissional ofertará 50 vagas e terá carga horária de 424 horas, sendo 40h de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na forma de monografia ou relato de experiências. A forma de seleção será definida em edital próprio.

O Câmpus Urupema terá o seu segundo curso de pós-graduação. A especialização em Manejo Pré e Pós-colheita de Frutas de Clima Temperado ofertará 20 vagas e será realizada em encontros quinzenais, sendo totalmente oferecida na modalidade presencial. Serão 420h de capacitação, com 60h de TCC na forma de artigo científico.

Superior

Consup_cursosO Sul do Estado terá mais um curso superior. Foi aprovada a oferta do curso de Engenharia Civil para o Câmpus Criciúma. O bacharelado será ofertado em alternância anual de período (um ano à tarde, à noite no ano seguinte) e terá 40 vagas. O curso terá duração de 10 semestres (cinco anos) e a entrada se dará pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nova oferta, o IFSC passa a ser a única instituição pública a oferecer o curso de Engenharia Civil entre Porto Alegre e Florianópolis.

Técnico

O Câmpus Garopaba ganhou mais dois cursos técnicos, ambos integrados ao Ensino Médio. Os cursos técnicos em Administração e Informática terão 40 vagas cada, em entradas anuais, e terão duração de três anos. A seleção será por exame de classificação (prova). Ao final do curso, o aluno estará formado no Ensino Médio e terá receberá o diploma de ensino técnico.

Já o Câmpus Xanxerê agora poderá contar com mais um curso técnico integrado ao Ensino Médio. O curso técnico em Mecânica será ofertado em período integral (matutino e vespertino) com 40 vagas em entrada anual. Terá duração de três anos e forma de ingresso se dará por meio de exame de classificação (prova).

Ainda no Oeste do Estado, o Câmpus São Carlos ganhará seus primeiros cursos integrados. Os técnicos em Agropecuária e Edificações ofertarão o Ensino Médio e a qualificação técnica em um curso. Cada um com 40 vagas e entrada anual. A oferta é predominantemente no período vespertino, com atividades podendo ocorrer no contraturno (matutino). A seleção será por sorteio público e o curso terá duração de três anos.

Também no Oeste haverá a oferta do curso técnico concomitante em Agronegócio do Câmpus São Lourenço do Oeste. O curso destina-se a quem cursa o Ensino Médio em outra instituição e a qualificação técnica (1200 horas) no IFSC. O curso terá duração de dois anos e entrada anual com 40 vagas no turno noturno. A seleção será por sorteio.

Consup3Outro câmpus a ter dois cursos aprovados nesta reunião do Consup foi o Câmpus Caçador. O curso técnico em Plásticos é integrado ao Ensino Médio e será ofertado no período da manhã, com atividades vespertinas duas vezes por semana. São 40 vagas em um curso de três anos e com entrada anual. Já o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas é na modalidade concomitante, ou seja, o aluno faz o Ensino Médio em outra escola e a qualificação técnica no IFSC. 20% dessa carga horária técnica será oferecida a distância. Também são ofertadas 40 vagas e o curso terá duração de um ano com entrada anual. O curso é noturno, e ambos têm entrada por sorteio público.

Já Jaraguá do Sul é a cidade que ganhou dois novos cursos. O Câmpus Jaraguá do Sul terá o integrado ao Ensino Médio em Modelagem do Vestuário. São 35 vagas em aulas no período da manhã, com atividades no período vespertino uma vez por semana. Terá duração de sete semestres (três anos e meio) e entrada todo semestre. O ingresso será por prova. O Câmpus Jaraguá do Sul – Rau ofertará o técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas e será todo no período vespertino com 40 vagas em entradas semestrais por meio de sorteio público. Ele destina-se a quem faz o Ensino Médio em outra instituição e a qualificação técnica no IFSC (1000 horas).

Subindo a Serra, o Câmpus Lages conta agora com o curso técnico concomitante em Informática para a Internet. Será ofertado no período vespertino com 40 vagas em entrada semestral. A seleção será por sorteio público e o curso terá duração de 2 anos.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC