Divulgados os vencedores do Prêmio IFSC de Inovação

28. setembro 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias


Foi divulgado na última segunda-feira (25) o resultado do Prêmio IFSC de Inovação, atividade que visava premiar as práticas inovadoras implementadas na instituição nas categorias “Sala de Aula” e “Gestão”. O anúncio dos premiados fez parte das comemorações do aniversário de 108 anos do IFSC.

Gestão

Prêmio IFSC de Inovação (3)O projeto “Novo processo de gestão jornalística da IFSCTV: capacitação dos comunicadores dos câmpus e reformulação da linguagem visual como forma de ampliar o compartilhamento de conhecimentos”, dos servidores Giovana Perine e Bernardo Gomes, da Diretoria de Comunicação na Reitoria, foi o vencedor na categoria “Gestão”, obtendo 74,6 pontos na classificação geral.

Após analisar os dados estatísticos do público da TV, os servidores perceberam que o audiência era majoritariamente jovem e que 80% das visualizações de vídeos eram provenientes de dispositivos móveis. “Isso fez com que a TV adaptasse seu formato e sua linguagem para atender esse público, adequando sua gestão a outros veículos com finalidade semelhante”, comenta Giovana. Isso gerou um aumento considerável no número de inscritos no canal da IFSCTV no Youtube, triplicando seu número entre os anos de 2016 e 2017.

“O projeto é resultado de mais um ano de pesquisas sobre gestão da comunicação e novas linguagens para vídeos na web. Acreditamos que temos matéria-prima muito rica e que deve ser valorizada. Servidores e alunos fazem trabalhos lindos, pertinentes e que melhoram a vida da comunidade. E isso precisa ser difundido. Foi com esse objetivo que pensamos como fazer o melhor, como inovar, para garantir que essas informações alcancem o maior número de pessoas possível”, completa Giovana, destacando que a equipe executora é formada, boa parte, por bolsistas, que fazem um trabalho diário de pesquisa em conteúdo e linguagem para vídeos para internet. “Esperamos que esse reconhecimento amplie nossa atuação e nossa presença por todo estado”, finaliza.

Prêmio IFSC de Inovação (4)Em segundo lugar ficou o projeto  “Desenvolvimento e implantação do sistema informatizado PAEVS e IVS”, dos servidores Solange Finger e Andrey Carmisini, da  Diretoria de Assuntos Estudantis e Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, respectivamente, da Reitoria. Ele foi desenvolvido para atender a necessidade de gerenciar o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e a concessão de auxílios financeiros do PAEVS, com 72,9 pontos.

Prêmio IFSC de Inovação (2)E em terceiro o projeto “Sistema de gerenciamento dos segurados do IFSC”, dos servidores Taira Skerker e Andrey Carmisini, também da Diretoria de Assuntos Estudantis e Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, respectivamente, da Reitoria, com 71.

Sala de Aula

O Projeto “Material inclusivo para cegos no ensino de parasitologia e promoção à saúde”, dos servidores Marcelo Alberto Elias e Hagar Tibúrcio de Oliveira, do Câmpus Gaspar, foi o vencedor na categoria com uma pontuação de 72,6 na classificação geral. O projeto foi uma alternativa encontrada para a inclusão de cegos e pessoas de baixa visão nas aulas. Foi investido cerca de 400 reais para a confecção dos parasitos e quem fez as peças foi a aluna Tuane Gartner, do curso técnico integrado em Química do câmpus que já tinha habilidade com biscuit.

“Criamos bonecos dos parasitas que ensinamos em sala, para que os alunos pudessem tocar e ter a noção de sua forma, que era apenas explicada em livros e na fala do professor”, explica Marcelo.

Prêmio IFSC de Inovação (6)Foram feitos 12 modelos de parasitos causadores de doenças tropicais. Assim que as peças eram feitas, elas passavam por um teste realizado por membros da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille, de Blumenau, para verificar como os cegos entenderiam as peças e a partir delas os parasitos.

“Com esse projeto, trouxemos o tema da inclusão para discussão no campus e a partir dele foram promovidas outras ações como a sessão de cinema ‘pipoca acessível’, em que os alunos foram vendados e assistiram a um filme a partir de audiodescrição, tivemos também um evento sobre moda inclusiva. Queremos trabalhar agora para pensar na proposta de um laboratório inclusivo.”, completa. Além de trabalhar o tema  da parasitologia, a proposta é que os materiais possam ser utilizados também para a capacitação de professores.

Prêmio IFSC de Inovação (1)Em segundo lugar ficou o projeto “Uma vivência de projeto integrador na 1ª fase do curso de Engenharia Elétrica”, dos servidores Pablo Dutra da Silva e Ivaristo Floriani, do Câmpus Jaraguá do Sul – Rau, com 70 pontos.

Prêmio IFSC de Inovação (5)E em terceiro, o projeto “Kit de tintas que mudam de cor”, dos servidores Marcel Piovezan e Ana Paula Veeck, do Câmpus Lages, com 67,7.

Prêmio

Foram 144 trabalhos inscritos e 101 classificados na primeira fase. A ideia é que o prêmio seja anual e que estimule os servidores a pensarem em novas soluções para melhorar a gestão pública. “O projeto do Prêmio IFSC de Inovação atingiu seu objetivo, conseguimos identificar uma série de ações inovadoras na instituição, tanto em gestão quanto em sala de aula, que poderão ser multiplicadas entre os Câmpus e outras instituições, pois farão parte de um “Banco de Ideias/Projetos”. Mobilizamos todos os Câmpus e a Reitoria, pois tivemos projetos inscritos de todos, o que significa que estamos juntos buscando ser uma instituição cada vez melhor e assim atendermos com efetividade nossos alunos e a sociedade”, comemora Deizi Paula Giusti Consoni, membro do Comitê Gestor do Prêmio.

Os dois projetos vencedores ganharão uma visita técnica em instituição de ensino internacional conveniada e certificados individuais de premiação destinados a todos os integrantes da equipe executora .As iniciativas vencedoras em 2° e 3º lugares de cada categoria receberão convite do Comitê Gestor do Concurso para representar o IFSC em concurso ou evento cuja temática seja inovação ou compartilhamento de boas práticas e certificados. Além disso, os vencedores passarão a compor o Repositório de Boas Práticas do IFSC, disponível na intranet, e o direito ao uso do Selo IFSC de Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

Os comenários não estão permitidos.