Emenda do Conif é aprovada pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados

20. outubro 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 18/10, emenda que destinará R$ 500 milhões em recursos para fomentar o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica da Rede Federal.

O resultado é fruto de esforços realizados pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), bem como pelos parlamentares atuantes na referida comissão para possibilitar a ampliação e a reestruturação da Rede. A medida é uma das quatro emendas aprovadas, na ocasião, que serão apresentadas à Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2018).

Outros R$ 280 milhões também serão destinados aos institutos federais. Desta vez, o repasse foi autorizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. A proposta conta com o apoio dos senadores: Ângela Portela, Cristovam Buarque, Fátima Bezerra, Flexa Ribeiro, Humberto Costa, Lasier Martins, Lídice da Mata, Lúcia Vânia, Marta Suplicy, Paulo Paim, Randolfe Rodrigues, Simone Tebet e Vicentinho Alves.

“Também fizemos um trabalho de sensibilização da bancada catarinense e foi aprovada uma emenda de bancada de R$ 50 milhões para o IFSC prevista na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2018. Apesar de não ser impositiva, temos um compromisso firmado e vamos lutar junto aos deputados e senadores para liberar o que for possível desse valor”, completa a reitora doo IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.

A reitora comenta que a liberação das emendas não diminui a preocupação em relação aos cortes orçamentários impostos aos Institutos Federais, mas, segundo ela, “pelo menos torna a situação um pouco mais otimista para melhorarmos a estrutura e funcionamento, tão importantes para atender a população e consolidar nossos câmpus”.

Com Informações do Conif.