Estudantes projetam iniciativas para auxiliar pessoas surdas

15. dezembro 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Notas

propostasinovadorasgasparEm 8 de dezembro, os alunos do curso técnico integrado em Informática apresentaram um trabalho que faz parte do projeto interdisciplinar do edital interno do IFSC (Proppi/DAE), denominado “Pesquisa Estatística de Surdos em Gaspar” e uma das ações do projeto, além de fazer o levantamento, foi trabalhar a temática de forma interdisciplinar dentro da instituição. Assim, após a aula ministrada pela professora Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira, que expôs para a turma os aspectos da surdez, bem como as barreiras enfrentadas por essa população, a professora Daniela Sbizera Justo, que ministra a unidade curricular Análise e Projeto de Sistemas, abraçou a causa e propôs aos alunos desenvolver ideias de projetos dentro da área de informática em que estes proporiam soluções às dificuldades enfrentadas por surdos.

Uma das propostas apresentadas foi projeto “Deaf-APP”, um aplicativo que tem como objetivo avisar à pessoa surda o acontecimento de um desastre natural por meio de vibrações e piscamento de tela. Já o projeto projeto “Alémar – Cardápio online inclusivo para surdos” tratou da implementação de um cardápio online que estaria disponível no restaurante e o surdo teria acesso à descrição do alimento ou bebida em língua brasileira de sinais (Libras). Foi apresentado, ainda, o “Aplicativo para turistas surdos”, um aplicativo de celular no qual, por leitura QRcode, o turista aproximaria a câmera do monumento e teria a descrição histórica, cultural daquele lugar com vídeo em Libras.