Reunião geral da Reitoria marca o retorno às atividades após as férias

16. fevereiro 2018 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

reuniaogeral1Ocorreu na quarta, dia 14, a reunião geral do primeiro semestre dos servidores da Reitoria. Os lançamentos do novo site do IFSC e do anuário estatístico 2018, a implantação do Siass do IFSC e homenagem ao professor Heitor Gilberto Éckeli, falecido em dezembro, marcaram o evento realizado no Auditório Professor Marcos Cardoso Filho, na Reitoria.

No encontro, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider lembrou que 2017 foi um ano difícil para o IFSC por causa do contexto político e financeiro e que 2018 será um ano também de grandes desafios. “Se nossa instituição é forte, é porque temos servidores comprometidos e engajados na luta por uma educação pública e de qualidade”, destacou a reitora.

reuniaogeral5A apresentação do novo site do IFSC, que entrou no ar no próprio dia 14, foi feita pelo diretor de Comunicação, Rafael Xavier dos Passos. O portal, construído por meio da plataforma Liferay, foi elaborado a partir de pesquisas com usuários, é inteiramente voltado para o público externo ao IFSC e é responsivo – ou seja, adapta-se a diferentes plataformas, como celulares e tablets.

O Anuário Estatístico 2018, com dados referentes ao ano passado, foi apresentado pelo técnico em assuntos educacionais Eduardo Bortoli Mariano, da Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia). reuniaogeral2Ele destacou alguns dos dados que constam no anuário, dentre eles, o aumento no número de matrículas de 2016 para 2017 (de 35,6 mil para 41 mil) e a taxa de evasão da instituição, de 50,27%. O anuário é produzido com apoio dos registros acadêmicos dos câmpus e está disponível no portal do IFSC.

Ainda com relação às estatísticas do IFSC, o auxiliar em administração Tiago Spiandorello, também da Deia, apresentou a Plataforma Nilo Peçanha, do Ministério da Educação, que vai reunir e qualificar dados sobre Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFSC tem até 25 de fevereiro para apontar inconsistências em seus dados na plataforma.

Implantação do Siass

reuniaogeral4A diretora de Gestão de Pessoas, Nauana Gaivota Silveira, apresentou um projeto de implantação de uma unidade própria do IFSC do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) para atender os servidores da Grande Florianópolis, hoje atendidos por meio de parceria com o INSS, de Canoinhas e da região serrana, que estão fora da área de cobertura atualmente. As demais regiões são atendidas por parcerias com o Instituto Federal Catarinense, o INSS e a Universidade Federal da Fronteira Sul.

A equipe do Siass do IFSC deve contar com médicos, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente em administração, além dos servidores da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor da Reitoria.

O Sigaa, as obras realizadas no IFSC, os mestrados em Administração e em Educação Profissional e Tecnológica para servidores e o trabalho para elaborar a cadeia de valor do IFSC, que vai identificar os processos mais importantes para a instituição, também foram tema de apresentação no evento, que teve, ainda, exibição de um vídeo em homenagem ao professor do Câmpus Florianópolis Heitor Gilberto Éckeli, que trabalhou de 2008 a 2017 na Reitoria, nos cargos de coordenador de Marketing e de chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo.

heitorHeitor faleceu em 21 de dezembro passado, aos 40 anos, vítima de um acidente de trânsito na rodovia BR-282 (Via Expressa), que liga a BR-101, em São José, a Florianópolis.