Câmpus São Miguel do Oeste forma a primeira turma de nível superior

6. março 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Eventos, Matérias

O Câmpus São Miguel do Oeste realizou em fevereiro a colação de grau de 10 formandos do curso superior em Tecnologia de Alimentos. É a primeira turma de graduação que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) forma na cidade. O diretor-geral do câmpus, Diego Albino Martins, ressalta a importância deste momento. “Esta formatura é importante enquanto símbolo da consolidação do câmpus na região, mas em especial por que mostra a capacidade do Instituto Federal em levar cursos superiores gratuitos onde antes não existia essa oferta”.

Para o diretor, este resultado é visível quando percebe-se que mais de um terço dos atuais formados em cursos superiores no Brasil são a primeira pessoa na família a ter um diploma de graduação. “Esse resultado mostra uma mudança na oferta de oportunidades para a população e que deve resultar em uma provável mudança social no médio prazo”, destaca.

Além da direção e dos familiares que acompanharam a cerimônia, o Conselho Regional de Química da 13ª região também esteve presente na solenidade e entregou o Prêmio Mérito Acadêmico à aluna Claudimara da Silva Portela.

“O reconhecimento é entregue ao aluno que teve o melhor desempenho acadêmico, ou seja, as melhores notas. Entretanto, não acredito que isso define o futuro profissional. É claro que é ótimo receber o prêmio, mas o segredo é estudar. Não basta apenas estudar e tirar a melhor nota. O aluno deve se preocupar em entender o que está estudando, não decorar. Estudar porque gosta do que está fazendo”, acredita Claudimara.

A aluna de 22 anos pretende seguir na área acadêmica. Recém-formada, Claudimara já ingressou no mestrado em Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Quero terminar o mestrado, fazer doutorado e trabalhar com pesquisa ou seguir na docência”, afirma a agora ex-aluna do IFSC.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC e Comunicação Câmpus SMO