IFSC integra a Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero

9. março 2018 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

assinatura_lixo_zeroO IFSC assinou no final de fevereiro sua adesão à Rede Internacional de Cooperação Acadêmica Lixo Zero, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em evento realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A iniciativa surgiu durante a Semana Lixo Zero Udesc, realizada em outubro de 2017, e visa fomentar a disseminação de conhecimento e práticas relacionadas a programas de sustentabilidade e temáticas lixo zero. As principais metas da rede são implementar e expandir a coleta de resíduos sólidos com a separação de rejeitos, recicláveis e orgânicos, eliminar o uso de copos plásticos descartáveis nas instituições e substituir lixeiras internas nas salas de aulas ou setores administrativos por residuários de rejeitos, recicláveis e orgânicos.

O coordenador do Programa IFSC Sustentável, Érico de Ávila Madruga, lembra que desde 2015 o IFSC prevê algumas ações relacionadas à gestão de resíduos em seu Plano de Logística Sustentável (PLS) e deverá, de forma conjunta com servidores e alunos, buscar o cumprimento dessas metas. “A gestão de resíduos passa pela mudança de cultura pessoal e institucional além de ações em rede com prefeituras e outras instituições de atuação local e regional. Um IFSC mais sustentável depende de ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão para promover, por meio de nossos estudantes e servidores, a transformação e responsabilidade socioambiental que precisamos”, comenta. A adesão à e suas metas farão parte da Política de Sustentabilidade do IFSC, que está em consulta pública até 15 de março.

No evento de lançamento, o IFSC foi representado pela diretora-executiva Silvana Rosa Lisboa de Sá e, na Rede Lixo Zero, a representante é a professora Twisa Nakazima, do Câmpus Florianópolis. Confira mais informações sobre o evento no site da Udesc.

Foto: Celia Penteado/Udesc