Curso ensina técnicas de análise sensorial de vinhos e espumantes

10. maio 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas

curso anlise vinho 4O inverno está chegando e o consumo de vinho aumenta na contramão das temperaturas. Enquanto se prepara para o frio intenso prometido para este ano, que tal conhecer melhor esta bebida produzida pela fermentação do sumo da uva? O Câmpus Canoinhas realiza a primeira edição do curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes em 18 de maio.

As aulas são gratuitas e dirigidas a alunos, servidores e membros da comunidade externa, com mais de 18 anos. A seleção dos participantes será por sorteio.curso anlise vinho 2

O curso terá oito horas de duração, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e vai abordar os seguintes temas: o que é vinho, a arte de servir, aspectos básicos relacionados à enogastronomia e análise visual, olfativa e gustativa. Na parte prática, serão degustados diferentes estilos de vinhos e espumantes. “O objetivo é proporcionar a identificação de uma série de características do vinho, propiciando ao participante o conhecimento necessário para avaliar a cor, os aromas e o gosto do vinho”, explica o coordenador do curso e sommelier, Douglas André Wurz.

curso anlise vinho 3Professor do curso de Agroecologia do Câmpus Canoinhas, Douglas decidiu ofertar o curso com a intenção de descomplicar o mundo do vinho. “Precisamos tornar a degustação algo fácil e prazeroso, despertando no participante a busca por novos conhecimentos.”

O primeiro curso de Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes faz parte de um conjunto de ações que serão desenvolvidas no Câmpus Canoinhas durante este ano para divulgar a cultura do vinho e capacitar os participantes sobre as técnicas de degustação, englobando a análise visual, olfativa e gustativo de vinhos e espumantes, relacionando a importância do consumo regular e moderado para a saúde humana.

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.