IFSC é credenciado para atuar como Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras

25. maio 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

logo IsFContemplado no Edital Mec Setec 100/2017, dirigido a instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) como estratégia de fortalecimento da internacionalização das instituições, o IFSC está credenciado e passa a atuar como Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

Sendo um Núcleo, o IFSC agora tem acesso a recursos e atividades, bem como comprometimento com a execução do Programa IsF . Dentre as atividades previstas obrigatórias estão a oferta do curso de inglês My English Online (MEO), associada a tutoria presencial/a distância obrigatória, sendo que o acesso ao sistema do MEO será fornecido aos alunos de Graduação, Pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos; o desenvolvimento linguístico dos participantes com foco na internacionalização, sejam eles comunidade interna ou professores de idiomas da Rede Básica; e o suporte à aplicação de exames de nivelamento ou proficiência linguística pelo NucLi-IsF (TOEFL e TOEIC).

A coordenação do Núcleo no IFSC está ligada à Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais, sob a responsabilidade da professora Lenia Pisani Gleize.

Do Programa Idiomas sem Fronteiras

O Programa Idiomas sem Fronteiras objetiva propiciar a formação inicial e continuada de professores de língua estrangeira e de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, a capacitação em idiomas estrangeiros de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior brasileiras, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.

O Programa visa, ainda, contribuir para a criação, o desenvolvimento e a institucionalização dos Núcleos e articulação desses com os Centros de Idiomas já existentes nas instituições, ampliando a oferta de vagas e fortalecendo o ensino de idiomas no país, bem como o de língua portuguesa do Brasil e cultura brasileira no exterior.

Do Núcleo de Línguas

O Núcleo deve apoiar e fortalecer a internacionalização da instituição credenciada, em articulação com os setores institucionais, visando à participação de estudantes, professores e de seu corpo técnico-administrativo em programas de mobilidade acadêmica.

No Núcleo são realizadas as seguintes atividades: formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, com propósitos gerais, acadêmicos e de internacionalização; aplicação de exames de nivelamento e proficiência no âmbito do Programa IsF; e formação inicial e continuada de professores de língua estrangeira e de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, de capacitação em idiomas estrangeiros, contribuindo assim para o desenvolvimento regional e a formação de competências avançadas nas regiões onde se localizam os campi das instituições.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail isf@ifsc.edu.br ou pelo fone 48 3877 9010.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: ,