Codir aprova plano para contratação de professores de educação especial

8. agosto 2018 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Colégio de Dirigentes (Codir) aprovou, na reunião realizada em 6 de agosto, plano para a contratação de oito professores da área de educação especial para atuação regional. Já há possibilidade para a contratação de quatro docentes após o período eleitoral e os outros quatro devem ser selecionados por concurso público em 2019. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral, será feito mapeamento para identificar os câmpus com maior demanda de atendimento para definir a lotação desses docentes. O sistema de atuação com atendimento em mais de um câmpus ainda será discutido.

A regionalização dos professores de educação especial chegou a ser questionada por alguns membros do Codir, mas a votação aprovou essa forma de atuação. Hoje o IFSC dispõe de duas professoras de educação especial – uma lotada na Diretoria de Assistência Estudantil e outra no Cerfead. Pela proposta, a atuação regionalizada será organizada agrupando os câmpus da seguinte forma: São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste; Chapecó, Xanxerê e São Carlos; Canoinhas e Caçador; Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau e Joinville; Gaspar e Itajaí; Florianópolis, Florianópolis-Continente, Palhoça Bilíngue, São José e Garopaba (neste grupo já há atuação de duas docentes); Criciúma, Araranguá e Tubarão; e Lages e Urupema.

Entre as atribuições dos novos docentes estará a atuação nos Núcleos de Acessibilidade Educacional (Naed) que serão implementados em todos os câmpus, além de todos os aspectos que envolvem o atendimento a estudantes que se enquadram no escopo da Política Nacional de Educação Especial – aqueles com deficiências sensoriais, superdotação e altas habilidades ou transtorno do espectro autista.

Veja outros destaques da reunião do Codir:

reuniao_codir_calendarioCalendário 2019 – O Codir aprovou também o calendário acadêmico do IFSC para 2019. O início do ano letivo ficou fixado para 11 de fevereiro em todos os câmpus. O calendário unificado será oficializado por resolução e publicado no Portal do IFSC. Cada câmpus organizará seu calendário acrescentando as datas locais.

Permanência e Êxito – Pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral, informou ao Codir que o Plano Estratégico de Permanência e Êxito foi aprovado pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na reunião do mês de julho e deve ir para análise do Consup em agosto. A perspectiva é que o 1º Encontro de Permanência e Êxito seja realizado em 11 de outubro. Cada câmpus terá uma comissão local de permanência e êxito para implementar um plano de trabalho.

PDI e PPI – O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, apresentou resultados da avaliação técnica do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) ocorrida entre maio e junho, envolvendo áreas técnicas da Reitoria, na qual identificaram-se lacunas no documento. Apresentou também os resultados de enquete respondida por 958 pessoas sobre a missão, visão e valores do IFSC, além de plano geral de trabalho do PDI até novembro de 2018.

Tags: