Portal de Periódicos da Capes inicia período de renovação de contratos com editoras

4. setembro 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Vida de Servidor

Ao longo de quase 18 anos de existência, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) se consolidou como uma ferramenta importante de apoio à ciência. A Diretoria de Programas e Bolsas no País e a Coordenação-Geral do Portal de Periódicos negociam anualmente com as editoras internacionais no intuito de garantir acesso ao acervo científico atualizado e de alto nível para a comunidade acadêmica brasileira.

Os conteúdos indexados na biblioteca virtual da Capes são assinados por tempo determinado em contrato. Ao final do prazo acordado é preciso fazer a renovação, caso seja interesse da comunidade manter o acesso ao periódico ou à base de dados. A renovação já foi iniciada e a equipe do Portal de Periódicos conta com o apoio dos usuários nesse processo.

A manifestação dos pesquisadores é o melhor indicador da necessidade de continuidade ou não dos conteúdos no acervo. A partir da indicação registrada da comunidade acadêmica, seja por meio de e-mail, carta ou ofício, a equipe de desenvolvimento de coleções do Portal de Periódicos reúne as demandas, organiza as informações necessárias e repassa para a equipe de contratos, informando sobre as renovações ou novas contratações – desde que a Capes disponha de orçamento. Nesse aspecto, os membros da comunidade acadêmica são peças-chave para a seleção de quais materiais são mais relevantes para cada área do conhecimento.

Retorno

Avaliações e comentários sobre os conteúdos que estão em fase de renovação contratual devem ser encaminhadas com uma análise explicativa. Ao colaborar, os usuários devem justificar as razões pelas quais as coleções devem ser mantidas ou não. A ação é importante para ampliar o entendimento sobre as reais necessidades de quem acessa as informações rotineiramente. Professores, pesquisadores, bibliotecários e estudantes têm à disposição o e-mail periodicos@capes.gov.br como canal de comunicação para acionar e se comunicar com a equipe.

Os editores que estão em fase de avaliação da necessidade de manutenção no acervo do Portal de Periódicos da Capes são: American Association for the Advancement of Science (AAAS), American Physiological Society (APS), Annual Reviews (AR), American Society for Testing and Materials (ASTM), Begell House, BioOne, Emerald, Mary Ann Liebert, Nature, The Optical Society of America (OSA), e ACSSES Digital Library.

 
Por Coordenadoria de Jornalismo, com informações do Portal de Periódicos da Capes

Tags:

Faça um comentário!