IFSC lança nova campanha de ingresso

11. outubro 2018 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

posts_Prancheta 1A partir desta segunda-feira (15), começam as inscrições para o Ensino Médio Técnico do IFSC. A data marca também o lançamento da nova campanha de ingresso da instituição criada pela agência Engenho de Ideias. O slogan  “Faça mais por você. Venha para o IFSC” será usado em todos os processos seletivos de 2019.

“A campanha visou transmitir, através de um forte apelo visual, um conceito com grande significado, destacando a importância da ação para a construção de um futuro melhor para si mesmo”, explica o responsável pelo atendimento do IFSC na agência, Felipe Rockenbach. De acordo com o publicitário, a frase “Faça mais por você. Venha para o IFSC” foi desenvolvida nessa linha, chamando os futuros alunos a se inscreverem no processo seletivo do Instituto por meio de uma linguagem leve e descontraída.

Quebrando a linha mais tradicional que as campanhas do IFSC vinham sendo feitas, esta nova campanha traz uma solução criativa que une elementos do universo do público, reforçando o conceito central por meio de um grande apelo visual. “Para chegar a isso, desenvolvemos personagens feitos em uma estética moderna de 3D, colocando um aluno em primeiro plano como se estivesse parado no tempo, sem movimento. Essa relação envolve a frase conceito, mostrando que, quando o aluno entra no IFSC, a sua vida pode mudar”, detalha Rockenbach .

A estética dos personagens segue uma proposta atual de amostragem do público, trazendo perfis com características comuns ao público do IFSC e representando uma diversidade na escolha dos elementos. “A ideia da campanha é ser diferente mesmo. Temos notado que as instituições de ensino têm conceitos bastante parecidos e a nossa proposta é mesmo que o IFSC se destaque nessa meio pasteurizado”, explica o diretor de comunicação do IFSC, Rafael Xavier dos Passos.

Para ver como o novo conceito seria captado pelo público de interesse, a Diretoria de Comunicação (Dircom) fez pesquisas com grupos que refletem o público estratégico da campanha e a resposta foi bastante positiva. “Acredito que os jovens de 13 a 17 anos, público majoritário da campanha do ingresso, se sentirão representados e atraídos para a instituição”, ressalta o diretor.

O conceito será usado para os processo seletivos dos cursos técnicos e superiores. “Para os cursos de pós-graduação e Educação de Jovens e Adultos (Proeja), vamos ter um conceito próprio, em função da diferença de público estratégico para esta campanha atual.”, conta Rafael.

Como funciona a campanha de ingresso

A Dircom é responsável por elaborar a campanha de ingresso junto com a agência de publicidade do IFSC. Para isso, analisa o resultado de campanhas anteriores e os dados obtidos na relação candidato/vaga, assim como mede a efetividade dos meios de divulgação utilizados conforme acompanhamento das inscrições ao longo do período de ingresso. “Também analisamos o feedback dos câmpus em relação à campanha”, complementa o diretor da área.

Com o conceito aprovado e validado com o público estratégico, são produzidos materiais como banners digitais, cartazes e outdoors. “O quantitativo de materiais e os locais onde serão veiculados os anúncios são definidos por cada câmpus de acordo com o seu orçamento”, informa Rafael.

O IFSC investe em mídia paga como, por exemplo, com o impulsionamento de posts no Facebook e anúncio via Google Ads. “Os recursos para a campanha estadual saem do orçamento do IFSC Rede, mas os recursos para investimentos específicos, como outdoors na cidade ou anúncios em rádio, por exemplo, saem do orçamento de cada câmpus”, explica o diretor.

Além da mídia paga, a campanha de ingresso possui outras ações de divulgação como o envio de release para a imprensa, o envio de e-mail marketing para potenciais alunos – captados pelo Cadastro de Interesse -, além do conteúdo publicado nos canais institucionais como notícias nos sites e posts nas mídias sociais. Para quem quiser entender melhor sobre Campanhas de Ingresso, a Política de Comunicação do IFSC possui o capítulo 10 dedicado apenas a esse tema.

“A campanha não são apenas as peças produzidas especificamente para o ingresso. Ela é o conjunto de todas essas ações que visam chegar a todos os público de interesse do IFSC. O conceito artístico busca atingir diretamente o potencial aluno, mas outros agentes de sensibilização do possível estudante, como os pais e familiares, serão tocados pelas matérias em TV, rádio e jornal, por exemplo”, esclarece Rafael.

Ajude a divulgar o IFSC

Como servidor(a), você pode ajudar na divulgação do IFSC. Acompanhe o calendário de ingresso, entenda os cursos oferecidos pela instituição e compartilhe as informações em suas mídias sociais ou converse com seus familiares e amigos.

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC

Tags: , , , ,