Napnes realizam encontro e aprovam novo regulamento

6. novembro 2018 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

encontro_napneRepresentantes dos Núcleos de Atendimento à Pessoa com Necessidade Específica (Napne) dos câmpus do IFSC estiveram reunidos na Reitoria dia 31 de outubro para o encontro anual. Participaram de formação e aprovaram o texto do novo regulamento, que será enviado ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para aprovação.

Entre outras medidas, o novo regulamento prevê uma nova denominação aos Napnes, que passarão a se chamar Núcleos de Acessibilidade Educacional (Naeds). Segundo a coordenadora de Ações Inclusivas, Ivani Cristina Voos, “esse nome é mais adequado e alinhado ao Modelo Social e à perspectiva dos movimentos internacionais das pessoas com deficiência”.

O momento de formação contou com palestras das professoras Renata Gomes Camargo e Luana Sarzi, da UFSC. Renata falou sobre os modelos de avaliação e orientação da pessoa com altas habilidades/superdotação.

encontro_napne2Já Luana trouxe com ela o estudante do Colégio de Aplicação da UFSC, Eduardo, que tem 12 anos e se comunica pelo Tobii, um recurso de alta tecnologia que permite a pessoa sem a voz se comunicar de forma bastante eficiente. Esse recurso foi adquirido pelo IFSC para ser utilizado no futuro Laboratório de Tecnologias Assistivas (Labta) que será implantado no Câmpus Palhoça Bilíngue.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,