Livros trazem práticas, metodologias e novas dinâmicas para aulas de Português

20. novembro 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Notas

Servir como material didático para professores de Português, especialmente de Comunicação Técnica, por apresentar diversas sugestões de atividades, dinâmicas e vídeos como forma de enriquecer o ensino desta disciplina em cursos técnicos e de graduação. Esse é o objetivo principal do livro “Comunicação Técnica – Linguagem e Correspondência”, de autoria do professor de Português do campus de Caçador, Ricardo de Campos. A obra aborda a correspondência comercial e oficial, as comunicações mediadas pelo computador (internet) e telefone celular atualmente presentes nas empresas como o e-mail e o WhatsApp corporativos.

Fotos Livros DidáticosAinda voltado às aulas de produção textual, Campos também lança neste final de ano o livro “Era uma vez… – Guia Prático para a Produção de Narrativas Longas”. A obra é uma proposta prática-metodológica, que auxilia desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e produzir textos do gênero narrativo de forma coesa e coerente empregando, para isto, a progressão temática, os elementos conectivos e o vocabulário adequado ao se descrever objetos, lugares e personagens. Além disso, o livro oferece atividades gramaticais e práticas de escrita e, como sugestão, uma metodologia de compartilhamento baseada nos recursos da rede.

Segundo Ricardo, o interesse por essas temáticas deve-se ao fato da carência de material de apoio e sugestões de práticas e metodologias para os docentes. Porém, ele ressalta que por serem de fácil leitura, alunos também podem fazer uso dos livros.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , , ,