Fonoaudióloga orienta professores sobre uso e cuidados com a voz

11. março 2019 | Escrito por | Categoria: Matérias

A voz é uma das principais ferramentas de trabalho utilizadas pelos professores. Por isso as equipes pedagógicas dos câmpus Jaraguá do Sul-Centro e Jaraguá do Sul-Rau trouxeram para conversar com os servidores do Instituto Federal a fonoaudióloga Luciana Leite.

fonoaudiologa jarSegundo Luciana, os cuidados com a voz devem ocorrer em qualquer idade. “Temos algumas profissões que são clássicas em termos de dependência e de desgaste da voz, como a dos professores. Mas infelizmente só é dado valor ao cuidado com a voz quando aparecem os primeiros problemas, como disfonia, nódulos e pólipos”, conta.

Para a fonoaudióloga, o docente poderia ser comparado a um “atleta da voz”. “Como todo atleta, ele precisa ter a musculatura do aparelho fonador bem desenvolvida e cuidada. Inclusive acho que os professores deveriam ter já na sua formação em licenciatura a orientação sobre os cuidados com a voz. Afinal, ele precisa ter conhecimento anatômico e usar seu corpo de maneira adequada”, destaca.

Entre as principais dicas compartilhadas com os servidores estavam a atenção à hidratação, à alimentação e à respiração. Também é necessário ficar atento ao estado emocional durante o uso da voz e à postura, pois são fatores que influenciam na qualidade da mensagem que o profissional deseja transmitir durante a fala.

Confira a entrevista em áudio da fonoaudióloga com dicas e orientações sobre o uso adequado da voz. A atividade envolvendo a fonoaudióloga e os servidores ocorreu na Semana Pedagógica promovida de maneira integrada entre os dois câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul.

 

 

Por Daniel Augustin | Jornalista

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.