Setic 2019 capacita e permite troca de experiências entre servidores de TI

13. maio 2019 | Escrito por | Categoria: Eventos

setic3Nos últimos dias 8, 9 e 10 de maio, o Câmpus Florianópolis-Continente recebeu o Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic 2019). Participaram do evento servidores de praticamente todos os câmpus do IFSC, além de membros da Udesc, UFSC, Marinha e algumas empresas privadas.

O primeiro dia do evento abordou temas relacionados à transformação digital e governança. Pela manhã, a aplicação de recursos de TI como auxílio pedagógico em sala de aula foi o assunto da palestra do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unochapecó, Lissandro Machado Hoffmeister. Já estão em uso na instituição os aplicativos Minha Prova, que otimiza e sofistica o processo de elaboração e aplicação de provas pelos professores, e Meu Quiz, utilizado para interação imediata com os estudantes via celular e que oferece a possibilidade, por exemplo, de aferir rapidamente a apreensão dos conteúdos ministrados, mostrando o impacto que a transformação digital pode ter em sala de aula.

seticDurante a tarde, o coordenador geral de Normas e Governanças da Secretaria de Governança Digital do Ministério da Economia, Anderson da Silva Costa, palestrou sobre o papel da governança na transformação digital do governo brasileiro. Ele falou sobre o planejamento e a execução das atividades voltadas para essas áreas nos órgãos públicos, e o impacto que elas trazem para os servidores das instituições e também para os usuários.

No segundo dia foram apresentados grupos de trabalho e de projetos de pesquisa, além da apresentação de produtos, projetos e serviços de empresas parceiras. O terceiro dia foi destinado para uma parte mais técnica e administrativa, abordando assuntos como transparência e a função dos técnicos de TI.

setic2Para o coordenador de Governança de Tecnologia da Informação do IFSC, Farleir Minozzo, o evento é de suma importância para a atualização e capacitação dos servidores. “Muitas vezes os técnicos de TI passam muito tempo focando nas demandas dos câmpus, então um evento como esse é importante para que eles possam se atualizar sobre o que está acontecendo e se capacitarem. Além disso a integração dos servidores é fundamental para que a gente possa trabalhar em rede, e os técnicos dos câmpus estejam com as suas atividades cada vez mais alinhadas entre si.”, ressaltou ele.

 

Por Rodrigo Moizéis | Estagiário de Jornalismo

Tags: , , , , ,

Os comenários não estão permitidos.