Inscrições para trabalhar no Enem terminam nesta segunda

26. julho 2019 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Governo Federal, Matérias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para 29 de julho o prazo para servidores públicos federais e professores da rede pública estadual ou municipal interessados em trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 se candidatarem. As inscrições são para compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC) e devem ser feitas pelo Sistema RNC, na internet, ou aplicativo da Rede. O objetivo do Inep é ter representantes em todos os 1.728 municípios onde será aplicado o exame.

Os selecionados atuarão como certificadores nos dois domingos de aplicação do Enem, em 3 e 10 de novembro. Como representantes do Inep nos locais de prova, os certificadores são responsáveis por conferir vários procedimentos, como a chegada e a abertura dos malotes, a distribuição das provas, o trabalho dos chefes de sala, aplicadores e fiscais, entre outros. Todo o trabalho é feito por meio de um aplicativo, pelo qual os certificadores enviam alertas e relatórios ao Inep durante todo o processo. O valor pago é de R$ 342 por dia de exame, o que equivale a R$ 28,50 por hora de trabalho.

Os interessados precisam cumprir alguns critérios para se candidatarem. Antes da inscrição, é necessário realizar um cadastro no sistema. Quem já é cadastrado de anos anteriores, pode atualizar as informações ou fazer a inscrição diretamente.

Todos os inscritos que atenderem aos critérios do Inep serão convocados para uma capacitação no formato de educação a distância. Aqueles que obtiverem a nota mínima exigida estarão aptos a atuar como certificadores do Enem. As demandas de trabalho serão emitidas na semana do exame, de acordo com a necessidade do Inep para cada local de prova.

Critérios para participação

• Ser servidor público do Poder Executivo Federal, em exercício em 2019, regido pela Lei nº 8.112, ou docente da rede pública estadual ou municipal de ensino, efetivo e registrado no Censo Escolar 2018.
  • Ter formação mínima em ensino médio.
  • Não estar inscrito e nem ter parentes inscritos no Enem 2019.
  • Não ter vínculo com qualquer atividade do Enem ou do Inep.

– Confira o edital de chamada pública
– Confira o edital de prorrogação da chamada pública
– Acesse o Sistema RNC para cadastro e inscrição

Informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep