Servidores podem utilizar serviços da Microsoft, Amazon e AutoDesk

23. agosto 2019 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Por ser uma instituição de educação reconhecida pelo MEC, o IFSC possui o domínio edu.br. Além de dar credibilidade e identificar a sua área de atuação, o domínio permite que servidores tenham acesso a serviços e programas da Microsoft, da Amazon e da AutoDesk. Para isso, é preciso se registar nas plataformas Office 365 Educação, AWS Educate e AutoDesk utilizando o e-mail institucional @ifsc.edu.br.

Office 365 Educação

O Office 365 Educação permite que os servidores utilizem as versões on-line do Word, Excel, PowerPoint e OneDrive com 1TB de armazenamento. Para os docentes, o uso da versão educacional da Microsoft ainda pode ser útil para criar salas de aula colaborativas por meio da ferramenta Microsoft Teams, que possui aplicativos para chat, vídeo conferência com gravação gratuita e demais funcionalidades da plataforma Skype for Business. Veja aqui as ferramentas disponíveis no Office 365 Educação.

Apesar do uso da versão web dos programas da Microsoft ser permitido, os formatos abertos dos arquivos – como o ODT e ODT – seguem sendo os institucionalmente aceitos em função de recomendação do Governo Federal. O Office 365 não permite salvar os arquivos nesse formato, mas há compatibilidade entre os formatos quando abertos no BrOffice.

AWS Educate

O Amazon Web Services (AWS) Educate é uma iniciativa global da Amazon que disponibiliza a alunos e servidores mais de 160 serviços relacionados à computação em nuvem. Veja aqui os serviços oferecidos a partir do registro com e-mail do IFSC.

AutoDesk

Desde que utilizado para fins de ensino e pesquisa – sem ser para uso comercial-, servidores podem fazer download dos seguintes softwares da AutoDesk: Fusion 360, Revit, 3DS Max, Inventor Professional, Autocad e Maya. Veja aqui como proceder.

 

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.