Fapesc e Capes publicam chamadas públicas para ações emergenciais contra a pandemia de coronavírus
24. abril 2020 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Coronavírus, MatériasA Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou a Chamada Pública 006/2020 – Programa de Apoio a Projetos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão para Ações Emergenciais aos Efeitos da Covid-19, provocada pelo Vírus Sars-Cov-2 (Coronavírus). O valor total estimado para a chamada é de R$ 500 mil, com recursos próprios da Fapesc.
Para participar, o pesquisador precisa ser residente em Santa Catarina, vinculado a uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e objetivar ações imediatas para prevenção e enfrentamento dos desafios oriundos da Covid-19 nas áreas de saúde, convívio social e desenvolvimento econômico.
O prazo para apresentação de propostas é cinco de maio de 2020.
E-mail para contato: coronavirus@fapesc.sc.gov.br.
CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital 11/2020
O objetivo do Edital 11/2020 é apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, voltados exclusivamente ao combate à pandemia da COVID-19, com foco no estudo de fármacos, vacinas, produtos imunológicos e temas correlatos.
O prazo para submissão é 15 de maio de 2020.
As áreas temáticas são: epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.
O edital apoiará projetos com os seguintes objetivos específicos, voltados exclusivamente ao combate à COVID-19:
• Estudos sobre o reposicionamento de fármacos voltados ao combate à COVID-19;
• Desenvolvimento de vacinas e produtos imunobiológicos direcionados à COVID-19;
• Desenvolvimento de modelos animais e ensaios in vitro para o estudo do SARS-CoV-2;
• Desenvolvimento de protótipos de fármacos antivirais e suas formulações farmacêuticas;
• Estudos sobre a detecção do SARS-CoV-2 em animais domésticos e silvestres e as inter-relações com humanos.
Mais informações no Edital.
CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020
O objetivo deste edital é apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de estudos, procedimentos e inovações tecnológicas em telemedicina e análise de dados médicos para o enfrentamento da pandemia da COViD-19 e temas correlatos.
O prazo para submissão é 15 de maio de 2020.
Pretende-se com essa iniciativa promover o desenvolvimento científico e tecnológico e inovações, por meio de ações induzidas em áreas estratégicas e emergenciais. O edital apoiará projetos com os seguintes objetivos específicos, voltados exclusivamente ao combate à COVID-19:
• Desenvolvimento de sistemas inteligentes de informação e comunicação para assistências e consultas médicas remotas, com integração de ferramentas computacionais de análise de dados médicos para diagnósticos e auxílio a tomadas de decisão;
• Desenvolvimento de técnicas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões para interpretação de exames médicos, sobretudo radiológicos, aplicados a sistemas de atendimento à distância;
• Desenvolvimento de ferramentas para diagnósticos, por técnicas modernas de análise de dados e inteligência artificial, com base em dados clínicos, aplicadas à telemedicina;
• Desenvolvimento de técnicas de análises preditivas para monitoramento, controle e prevenção de endemias e epidemias, em zonas de risco a partir da modelagem de dados médicos georreferenciados.
Saiba mais no Edital.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC


Canal no Youtube
Página no Facebook
Perfil no Instagram
Perfil no Twitter
Página no Linked-In