Fapesc e Capes publicam chamadas públicas para ações emergenciais contra a pandemia de coronavírus
24. abril 2020 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Coronavírus, MatériasA Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou a Chamada Pública 006/2020 – Programa de Apoio a Projetos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão para Ações Emergenciais aos Efeitos da Covid-19, provocada pelo Vírus Sars-Cov-2 (Coronavírus). O valor total estimado para a chamada é de R$ 500 mil, com recursos próprios da Fapesc.
Para participar, o pesquisador precisa ser residente em Santa Catarina, vinculado a uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e objetivar ações imediatas para prevenção e enfrentamento dos desafios oriundos da Covid-19 nas áreas de saúde, convívio social e desenvolvimento econômico.
O prazo para apresentação de propostas é cinco de maio de 2020.
E-mail para contato: coronavirus@fapesc.sc.gov.br.
CAPES – Fármacos e Imunologia – Edital 11/2020
O objetivo do Edital 11/2020 é apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, voltados exclusivamente ao combate à pandemia da COVID-19, com foco no estudo de fármacos, vacinas, produtos imunológicos e temas correlatos.
O prazo para submissão é 15 de maio de 2020.
As áreas temáticas são: epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.
O edital apoiará projetos com os seguintes objetivos específicos, voltados exclusivamente ao combate à COVID-19:
• Estudos sobre o reposicionamento de fármacos voltados ao combate à COVID-19;
• Desenvolvimento de vacinas e produtos imunobiológicos direcionados à COVID-19;
• Desenvolvimento de modelos animais e ensaios in vitro para o estudo do SARS-CoV-2;
• Desenvolvimento de protótipos de fármacos antivirais e suas formulações farmacêuticas;
• Estudos sobre a detecção do SARS-CoV-2 em animais domésticos e silvestres e as inter-relações com humanos.
Mais informações no Edital.
CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos – Edital nº 12/2020
O objetivo deste edital é apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, voltados exclusivamente ao desenvolvimento de estudos, procedimentos e inovações tecnológicas em telemedicina e análise de dados médicos para o enfrentamento da pandemia da COViD-19 e temas correlatos.
O prazo para submissão é 15 de maio de 2020.
Pretende-se com essa iniciativa promover o desenvolvimento científico e tecnológico e inovações, por meio de ações induzidas em áreas estratégicas e emergenciais. O edital apoiará projetos com os seguintes objetivos específicos, voltados exclusivamente ao combate à COVID-19:
• Desenvolvimento de sistemas inteligentes de informação e comunicação para assistências e consultas médicas remotas, com integração de ferramentas computacionais de análise de dados médicos para diagnósticos e auxílio a tomadas de decisão;
• Desenvolvimento de técnicas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões para interpretação de exames médicos, sobretudo radiológicos, aplicados a sistemas de atendimento à distância;
• Desenvolvimento de ferramentas para diagnósticos, por técnicas modernas de análise de dados e inteligência artificial, com base em dados clínicos, aplicadas à telemedicina;
• Desenvolvimento de técnicas de análises preditivas para monitoramento, controle e prevenção de endemias e epidemias, em zonas de risco a partir da modelagem de dados médicos georreferenciados.
Saiba mais no Edital.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC