IFSC lança chamada para selecionar projetos de empreendedorismo inovador

13. julho 2020 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) lançou chamada interna para selecionar projetos do IFSC para concorrer a um edital de apoio ao empreendedorismo inovador com foco na economia 4.0 lançado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e válido para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As propostas devem ser enviadas até 2 de agosto pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O empreendedorismo inovador é definido no edital como o processo de criação de negócios com foco no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas (produto, processo, serviço ou modelo de negócio) alinhadas às demandas da Economia 4.0. A Economia 4.0, por sua vez, é a transformação do padrão da atividade econômica baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da economia (agricultura, indústria e serviços).

Os projetos para a chamada pública do IFSC podem ser submetidos em três áreas: Agricultura 4.0, Indústria 4.0 e Serviços 4.0. Serão selecionados até três projetos em cada área para submissão ao edital do Ifes – mas, ao final, somente uma proposta do IFSC em cada área poderá ser financiada.

As equipes executoras dos projetos deverão ser constituídas por servidores e estudantes regularmente matriculados nos cursos da instituição, sendo compostas por, no mínimo, um coordenador, que deverá ser um servidor da instituição, e pelo menos dois estudantes de curso técnico (estudantes de cursos superiores também podem participar).

Os projetos selecionados no IFSC serão avaliados por banca composta por especialistas selecionados por meio de chamada pública pelo Ifes. Materiais de apoio e a gravação da apresentação do edital podem ser acessados em https://bit.ly/oficinainstitutofederal.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), do Ifes, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) são parceiros no projeto.

Para mais informações, acesse a chamada interna do IFSC e o edital do Ifes.

Os comenários não estão permitidos.