Servidores podem se inscrever para aplicar o Censo IFSC Covid-19

30. julho 2020 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para servidores interessados em coordenar as equipes de alunos que irão aplicar o Censo IFSC Covid-19 em sua segunda etapa. Conforme o edital EPE nº 03/2020, há vagas para 24 servidores – sendo três do Câmpus Florianópolis e um de cada um dos demais 21 câmpus. Os selecionados deverão participar de uma capacitação on-line nos dias 19 e 20 de agosto para então fazerem as aplicações do questionário por chamadas telefônicas de 21 a 31 de agosto. .

Pela participação no projeto, cada servidor(a) receberá um valor de R$ 600,00. Para os alunos, a bolsa será de R$ 400,00 – uma parcela única. Os recursos previstos para esta chamada foram realocados do PAT 2020 – GABINETE, sendo previstos até R$
56 mil.

As aplicações de questionário serão feitas por meio de chamadas telefônicas via Skype. A despesa de créditos para ligações pelo software deverá ser paga com o recurso destinado à bolsa do(a) servidor(a) proponente.

Equipes

Serão formadas 24 equipes – cada uma com um servidor responsável e que receberá bolsa para fazer essa coordenação O número de alunos inscritos por equipe irá variar de acordo com o número de estudantes matriculados em cada câmpus.

Nos câmpus São Lourenço do Oeste, Urupema Tubarão, São Carlos, Xanxerê, Garopaba, Caçador e São Miguel do Oeste, a equipe terá três estudantes. Nos câmpus Canoinhas, Araranguá, Itajaí, Palhoça, Caçador, Jaraguá do Sul-Centro, Florianópolis-Continente, São José e Lages, serão quatro estudantes na equipe. No câmpus Criciúma e Gaspar, cada equipe terá cinco estudantes bolsistas.

No Câmpus Jaraguá do Sul – Rau, serão seis estudantes bolsistas, e no Câmpus Joinville, serão sete. Já o Câmpus Florianópolis será o único com três equipes com sete estudantes bolsistas em cada.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever servidores(as) do quadro efetivo permanente dos câmpus do IFSC, ativos(as) e aposentados(as), e em cooperação técnica, desde que não estejam em afastamento parcial ou integral. O interessado também não pode estar ocupando cargo de direção no IFSC e precisa dispor de carga horária para coordenar o desenvolvimento da proposta e para orientar os alunos.

Já os alunos precisam estar regularmente matriculados no IFSC durante a sua participação na atividade e devem possuir computador ou celular com boa conexão à internet para uso do Skype. Também é necessário possuir facilidade de comunicação para apresentar o censo e aplicar o questionário, fazendo de forma concomitante o lançamento das informações na plataforma LimeSurvey. Os estudantes precisam ainda dispor de carga horária para atuar no desenvolvimento da atividade – sendo que o trabalho será concentrado em quinze dias com carga horária diária mínima de quatro horas em turno a ser acordado com o orientador.

Segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Egon Sewald Jr, servidores e estudantes também podem atuar como voluntários. Nesse caso, o(a) servidor(a) não pode estar em afastamento, deve dispor de carga horária para atuar na atividade e encontrar-se adimplente com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) .

Inscrições

A inscrição deve ser feita pelo(a) servidor(a) que irá coordenar a equipe – já indicando os alunos que irão fazer parte – exclusivamente pela internet por meio deste formulário on-line. No preenchimento da proposta, devem ser enviados os demais documentos solicitados na chamada pública.

As equipes inscritas serão selecionadas por câmpus, conforme experiência em projetos de pesquisa e extensão nos anos de 2017, 2018 e 2019, de acordo com os critérios apresentados na chamada. O resultado final com os nomes dos selecionados será divulgado em 17 de agosto na página de Chamadas Públicas.

Todas as informações detalhadas devem ser consultadas no edital nº 03/2020 – Seleção de equipes para Aplicação do Censo IFSC COVID-19. Dúvidas sobre a chamada devem ser enviadas para o e-mail chamadas.epe@ifsc.edu.br.

Sobre o Censo

Lançado na última sexta-feira (24), o censo visa conhecer em detalhes as necessidades de inclusão digital, assistência estudantil, saúde mental, alimentação e arranjo familiar, entre outros aspectos relacionados ao bem estar e ao processo de ensino-aprendizagem no contexto de pandemia. Na primeira fase da pesquisa, foi disponibilizado um questionário para auto-resposta que pode ser respondido até 28 de agosto por alunos e servidores.

-> Clique aqui para acessar o formulário para servidores

Na segunda fase, equipes compostas por estudantes e um(a) servidor(a) orientador(a) aplicarão o questionário por meio de chamadas telefônicas. Haverá ainda uma terceira fase do Censo em que as equipes multiprofissionais, ligadas às coordenadorias pedagógicas e às coordenadorias de cursos, realizarão um esforço final para localizar quem ainda não respondeu.

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC