Governo lança pesquisa sobre ambiente de trabalho dos servidores
23. setembro 2020 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Governo Federal, MatériasO Ministério da Economia lançou uma pesquisa de clima organizacional para toda a administração pública federal. A iniciativa, inédita, é resultado de parceria com a consultoria Great Place To Work (GPTW) e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e conta com o apoio do Instituto República.
Por meio do estudo, os 600 mil servidores públicos civis ativos da administração direta, autarquias e fundações poderão detalhar seu ambiente de trabalho e, com isso, gerar subsídios para fundamentar as políticas de gestão de pessoas. “O compromisso do Ministério da Economia é usar os dados da pesquisa para melhorar os ambientes de trabalho e aplicar melhores práticas em gestão de pessoas”, explicou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do ministério, Wagner Lenhart.
Para conseguir captar a percepção dos servidores espalhados por todo o país, a pesquisa – cujo prazo de resposta termina em 14 de outubro – será feita de forma totalmente digital. A participação dos servidores é voluntária e o Great Place To Work garante o anonimato e o sigilo das respostas.
A maioria das questões da pesquisa são afirmativas, ou seja, o servidor deverá marcar a resposta que mais achar conveniente. Haverá, no entanto, questões em aberto, nas quais os servidores terão espaço para expressar livremente suas opiniões. “Estamos convencidos de que a eficiência e qualidade do serviço público são, em grande parte, fatores que dependem do engajamento e da motivação dos servidores. Por isso, vamos abordar temas como credibilidade, respeito e imparcialidade”, completou Lenhart.
O resultado da pesquisa deverá ser divulgado ainda em 2020. Uma nova rodada deve ser realizada a cada dois anos para verificar as mudanças produzidas e o resultado das políticas de gestão de pessoas implementadas a partir das questões levantadas na pesquisa. O link para os servidores participarem será enviado pelo aplicativo Sigepe Mobile.
Por Coordenadoria de Jornalismo, com informações do Portal do Servidor.


Perfil no Instagram
Canal no Youtube
Página no Facebook
Perfil no Twitter
Página no Linked-In