Aprovada resolução que cria a Política Editorial de Publicações Técnico-Científicas do IFSC

25. setembro 2020 | Escrito por | Categoria: Matérias

Foi aprovada ad referendum a Resolução 32/2020 do Conselho Superior (Consup), que aprova a Política Editorial de Publicações Técnico-Científicas da instituição.

O documento estabelece as diretrizes para a prática da comunicação científica institucional, no que diz respeito à publicação de livros e periódicos. As diretrizes visam qualificar as publicações técnico-científicas institucionais.

A Política Editorial já havia sido apreciada no ano passado pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que emitiu a Resolução 31/2019 e encaminhou o tema à validação do Consup.

Além de orientar a produção de livros e periódicos institucionais, a Política também tem os objetivos de incrementar a compreensão da comunidade acadêmica acerca dos processos de comunicação científica e de estimular a produção bibliográfica por servidores e estudantes.

A proposta de criação de uma Política Editorial para a área de publicações técnico-científicas surgiu a partir da articulação entre as pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e de Extensão e Relações Externas (Proex), que em 2018 promoveram um levantamento das demandas nessa área. No final de 2018 foi escolhido, via edital, o grupo que hoje responde como Conselho Editorial do IFSC e que atua em sinergia com a Coordenadoria de Publicações.

Nesse período, o Conselho Editorial começou a trabalhar na produção de normativas institucionais para orientar a publicação de livros e periódicos, além de lançar edital para publicação de e-books.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC