Cerfead faz segunda chamada para compartilhamento de materiais em repositório on-line

9. outubro 2020 | Escrito por | Categoria: Matérias

Professores autores de recursos educacionais para suporte às atividades não presenciais podem compartilhar esses materiais no repositório organizado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead). Até 23 de outubro, os interessados devem inscrever suas produções por meio do formulário on-line.

Clique aqui para acessar o formulário.

Um primeiro acervo de materiais já está organizado no Repositório de Recursos Educacionais, iniciativa da Coordenadoria de Articulação EaD e dos coordenadores dos Núcleos de Educação a Distância (Nead) dos câmpus. São, até o momento de publicação deste texto, 24 recursos educacionais compartilhados, de autoria de 11 docentes do IFSC. Os formatos e linguagens são variados, com videoaulas, apresentações, sequências didáticas, listas de exercícios e apostilas.

arte_recursos_educacionaisDe acordo com Sabrina Bleicher, professora da área de EaD e Tecnologias Educacionais e coordenadora de Articulação EaD do Cerfead, o novo movimento em busca de inscrições de recursos educacionais tem o objetivo de identificar outros autores que não tiveram a oportunidade de compartilhar seus recursos na primeira chamada. Além disso, a chamada vai possibilitar que docentes com materiais já publicados na plataforma possam enviar novos recursos eventualmente produzidos após o período da primeira chamada.

Sabrina ressalta que a equipe responsável pelo repositório estuda a possibilidade de que o compartilhamento de recursos educacionais ocorra em fluxo contínuo. “O objetivo é iniciar um processo de compartilhamento e trabalho colaborativo e em rede entre os docentes do IFSC, em especial considerando as especificidades desde momento de pandemia. Ainda estamos avaliando a viabilidade do repositório e o interesse dos docentes neste compartilhamento para, com os resultados dessas primeiras ações, verificarmos as possibilidades de um fluxo contínuo. Mas certamente, esta é a intenção: que tenhamos um espaço permanente de troca entre os docentes do IFSC”, antecipa.

Consulte o Repositório de Recursos Educacionais clicando aqui.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Os comenários não estão permitidos.