Google Assignments: ferramenta auxilia organização de aulas

19. outubro 2020 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Uma das funcionalidades do pacote GSuite for Education é o Google Assignments (Google Atividades), uma ferramenta com várias possibilidades de utilização para docentes que estão ministrando Atividades Não Presenciais (ANPs).

O Assignments é uma das funcionalidades do Google ClassRoom e para utilizá-lo, o professor deve ser adicionado manualmente em um Grupo do GSuite for Education e, assim, ganhar o perfil capaz de criar turmas dentro da ferramenta. Para isso, os docentes que ainda não têm acesso devem tentar acessar o Google ClassRoom para que possam ser aprovados pela Equipe de Redes. Caso não sejam adicionados a tempo, podem abrir chamado pelo e-mail suporte.ti@ifsc.edu.br.

Uma das funcionalidades do Assignments é a possibilidade de verificar a originalidade do texto (plágio) em textos produzidos pelos alunos com base na busca do Google. Além disso, permite criar e agendar atividades, organizar a correção de trabalhos dos alunos, gerenciar o download de arquivos, entre outras funcionalidades. No Assignments, o professor também pode utilizar um banco de comentários, para fazer apontamentos semelhantes em vários documentos diferentes, além de agendar o envio de tarefas para os alunos e controlar o prazo de recebimento dos trabalhos prontos.

O professor do curso técnico em Eletroeletrônica e de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí Sergio Augusto Bitencourt Petrovcic já utiliza várias ferramentas do Assignments para enviar exercícios para os alunos. “Eu consigo criar um arquivo no Docs e enviar uma cópia separada para cada aluno. Aí o aluno preenche e me devolve. Ele pode também anexar outros arquivos a esse Docs, eu posso revisar, fazer comentários e devolver ao aluno com nota”, explica, sobre uma das funcionalidades que costuma utilizar. Também é possível criar banco de questões, adicionar outro professor à disciplina, entre outros.

Porém, o Assignments não é integrado ao SIGAA, o professor precisa registrar as atividades realizadas nele. “Assim como acontece em aulas presenciais, o docente deverá registrar as principais informações acadêmicas no SIGAA. Neste sentido, independente do ambiente virtual de ensino-aprendizagem utilizado, as Informações como registros de presenças, interações, notas das avaliações e/ou outras informações importantes devem constar no SIGAA”, esclarece o coordenador de Materiais Didáticos do Cerfead, Daniel Mazon da Silva.

Para saber como usar o Assignments, ou Atividades, veja as instruções na página do Google. Também há o blog oficial que explica as funcionalidades.

Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

Tags: ,