Inscrições para Congresso Brasileiro de Extensão Universitária estão reabertas

4. novembro 2020 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

identityEstão reabertas as inscrições para as atividades da 9ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu), em novo formato e com uma programação totalmente on-line e gratuita. O evento, que acontece dias 10 e 11 de março de 2021, é o espaço para que pesquisadores, estudantes, professores, profissionais, representantes de movimentos sociais e público em geral apresentem suas experiências extensionistas. O 9º Cbeu tem como tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”.

Os interessados podem inscrever seus trabalhos nas redes de conversa até 30 de novembro (prazo prorrogado). O resumo deve ser enviado por meio do sistema Controle de Ações de Extensão. Nesse sistema, você pode submeter até dois resumos por inscrição, independentemente da modalidade de participação. A divulgação dos resultados (trabalhos aprovados) está prevista para ocorrer a partir de 9 de fevereiro de 2021.

O congresso recebe também inscrições de ouvintes até 11 de março de 2021.

Em 2021, o Cbeu será promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) em parceria inédita com uma rede de instituições de ensino sediadas em Minas Gerais.

Inicialmente, a 9ª edição aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020, em Belo Horizonte, no campus Pampulha da UFMG. Em virtude do atual cenário de pandemia da Covid-19, a comissão organizadora optou pelo adiamento para os dias 10 e 11 de março de 2021, integralmente virtual e gratuito. Quem se inscreveu ou submeteu trabalho até a suspensão do evento presencial não precisa fazer novamente. Eventuais valores desembolsados estão sendo gradualmente devolvidos aos participantes.

Avaliadores

Professores e pesquisadores podem participar em duas modalidades: interesse em participar como avaliador ad hoc de resumos submetidos nas redes de conversa e interesse em participar como mediador das redes de conversa. As inscrições, em ambas as modalidades, devem ser feitas também pela plataforma Caex. Para atuar como avaliador e mediador, as inscrições também foram prorrogadas até 30 de novembro (atualizado em 16 de novembro).

Todos os congressistas, seja qual for a modalidade de participação, podem obter o certificado diretamente no sistema. A organização do evento salienta que é necessária a inscrição prévia para qualquer forma de participação.

Programação

O evento terá redes de conversa, 21 mesas-redondas, lançamentos e exposição de produtos e eventos culturais. Extensão e a pandemia da Covid-19, Movimentos sociais urbanos e economia solidária, Extensão universitária e políticas públicas, Direitos humanos e justiça, Políticas afirmativas de inclusão na universidade, Extensão nos currículos, Tecnologia e produção e Relações étnico-raciais e decolonialidade são alguns temas que constam na programação.

Para mais detalhes da agenda do Cbeu, acesse aqui.

Eventuais dúvidas sobre inscrições e envio de resumos podem ser esclarecidas na opção Tutoriais.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , , , , ,