Inscrições abertas para Programa Steam TechCamp Brasil

16. novembro 2020 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

Posts_TechCamp2021-03Estão abertas, até 4 de dezembro, as inscrições para participar do Programa Steam TechCamp Brasil, iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática, com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de Steam nas redes públicas de educação básica do Brasil.
Para professores de Ensino Médio de Institutos Federais são ofertadas seis vagas. As inscrições podem ser feitas, até 4 de dezembro, por meio do preenchimento completo do formulário online e upload de carta de recomendação.

Professores que participaram da seleção do programa em 2018, 2019 e 2020, mas não foram escolhidos, podem se inscrever novamente. Participantes da edição 2018, 2019 e 2020, já são Alumni da rede Steam TechCamp Brasil e não poderão ser inscritos para o programa de 2021.

O professor, selecionado pelo Programa, receberá materiais didáticos e tecnológicos (kits de eletrônica) e recursos para aquisição de pacote de dados para acesso à Internet. E por parte da Instituição, o apoio será na forma de licença remunerada (não haverá desconto de salário no período de atividades) para o docente selecionado pelo programa, para participação, de 8 a 12 de fevereiro de 2021, da atividade online. Assim, ele será dispensado das atividades do IFSC neste período. No entanto, será preciso aviso prévio à chefia imediata e registro como capacitação.
A divulgação dos selecionados será realizada até 15 de dezembro, por mensagem enviada para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

Possibilidades

A quarta edição, Steam TechCamp Brasil 2021, terá a duração de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2021, e possibilitará aos professores participar, de 19 a 22 de janeiro de 2021, de atividade para integração dos participantes e preparação para o Encontro Virtual Steam TechCamp Brasil 2021, agendado para o período de 8 a 12 de fevereiro de 2021. Este Encontro será na modalidade virtual, pela Plataforma Zoom e contará com atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico para fomentar a aprendizagem ativa de Steam.

O selecionado também terá acesso à plataforma de comunicação da Rede Steam TechCamp BRASIL para troca de experiências entre os participantes e suporte à distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC, da Poli-USP e Alumni da rede Steam TechCamp Brasil que participaram das edições de 2018 -2020 do programa; além de ter apoio, durante o encontro e por meio de interações pela Plataforma da Rede, para planejar, elaborar, implementar e avaliar estratégias e ações voltadas à aprendizagem ativa de Steam em redes públicas de educação básica.

Para mais informações, acesse aqui.

 

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , , , , ,

Os comenários não estão permitidos.