MEC abre processo para atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia

4. dezembro 2020 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

O Ministério da Educação (MEC) lançou a Portaria 1.028, de 2 de dezembro de 2020, que determina a abertura do processo de atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CST). O processo será conduzido pela Secretaria Profissional e Tecnológica (Setec).

De 8 de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, será disponibilizado formulário para o recebimento de propostas de atualização do Catálogo no âmbito do Portal Novos Caminhos. Poderão apresentar propostas de inclusão, alteração e exclusão de cursos e de eixos tecnológicos, bem como demais informações presentes no Catálogo.

Podem participar instituições de ensino superior públicas e privadas, conselhos Estaduais e Distrital de Educação e conselhos de Fiscalização do exercício das profissões regulamentadas, organizações representativas do setor produtivo, ministérios e demais órgãos públicos diretamente relacionados à respectiva área profissional ou eixo tecnológico.

Após a análise das propostas, a Setec/MEC disponibilizará a versão preliminar do Catálogo, para novas sugestões de ajuste. A versão final será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para deliberação da Câmara de Educação Superior. A versão atualizada do Catálogo será divulgada no Portal do MEC.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , , ,

4 comentários até o momento. em "MEC abre processo para atualização do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia"

  1. Juarez Jr disse:

    E quanto aos tecnólogos, algum ato nesse mesmo sentido para a nossa profissão?

  2. Luis Carlos Hereda disse:

    Antes de se criar e regulamentar novos Cursos Superiores de Tecnologia, o MEC e as IES deveriam unir-se para cobrar do Congresso o andamento e aprovação do PL 2.245/2007 (Regulamenta o exercício profissional do Tecnólogo). A falta da regulamentação do exercício profissional do Tecnólogo trás imensas dificuldades de reconhecimento, inserção e atuação no mercado de trabalho, inclusive, por orgãos da administração publica direta e indireta. A exemplo disso, cito o Tecnólogo em Segurança do Trabalho que não aceitam sua inclusão na NR4 (norma de segurança do trabalho da Secretaria Especial da Previdência e do Trabalho) e em decorrência disso, gera grandes dificuldades desse profissional no mercado de trabalho. Os CST são formações do futuro e com a regulamentação do exercício profissional do Tecnólogo, todos ganhariam (IES, graduandos, egressos, mercado e sociedade).

  3. Gilbenes Bezerra Rosal disse:

    #soltaoPL2245/2007
    #Tecnólogo
    Libertem os tecnólogos!
    Regulamentem nossa profissão!!!

  4. EVERALDO BATISTA JÚLIO disse:

    Eu como Tecnólogo gostaria de ver este mesmo disposição por parte de todos estes Órgãos envolvidos buscando a Regulamentação da Profissão de Tecnólogos pois sem isso sofremos com práticas de reserva de mercado por parte de profissões já regulamentadas não basta apenas atualização do catálogo de cursos superiores de tecnologia -CST tem que garantir a estes profissionais o direito de exercer a profissão e isso só sera obtido com a Regulamentação da profissão de tecnólogos através do PL 2245/2007 são praticamente 14 anos este projeto de Lei engavetado na mesa diretora da câmara dos deputados prejudicando mais de 2 milhões de formados , então Eu gostaria de pedir a todos os Orgão envolvidos que busquem também apoiar a Regulamentação da Profissão de Tecnólogo ,