Plano de Gestão de Riscos: mapeamento para mitigação de riscos

23. abril 2021 | Escrito por | Categoria: Gestão, Informes

O IFSC já conta com o seu Plano de Integridade (veja o documento na íntegra), ponto de partida para a implantação do Programa de Integridade do IFSC. Para que a comunidade acadêmica conheça melhor o Plano e contribua com a implantação do Programa, a partir desta semana, vamos publicar matérias explicando os principais aspectos do documento. Hoje vamos falar do Plano de Gestão de Riscos.

O item 3 do Plano de Integridade do IFSC define quais são os riscos prioritários aos quais a instituição está sujeita. Para defini-los, foram usadas como base as solicitações de informações oriundas do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União, bem como auditorias realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e demandas geradas ao sistema de ouvidoria nos últimos cinco anos.

A partir disso, com o apoio da Auditoria Interna, foram definidos os riscos por área e seu nível, levantamento dos controles institucionais já existentes e ações a serem tomadas (aceitar, mitigar ou evitar). A metodologia utilizada é a definida pela CGU, sob a coordenação da Unidade de Gestão de Integridade (UGI) do IFSC.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Egon Sewald Junior explica que o mapeamento de riscos é importante “para garantir que a instituição entregue o maior valor público e medir se as ações estão sendo feitas de forma adequada”. Egon ressalta que é preciso haver um equilíbrio entre o controle burocrático e a agilidade e eficiência no trabalho das áreas. Também destaca o caráter preventivo do mapeamento: “o objetivo é encontrar e corrigir enquanto é risco, diminuindo a chance de virar uma situação de incorreção”.

No caso de se encontrar alguma incorreção, serão tomadas medidas como: 1) alterar o processo; 2) aumentar o controle ou 3) realizar o monitoramento em um tempo menor que o previsto.

O pró-reitor lembra que cerca de 50% dos processos do IFSC já estão mapeados. O objetivo é aumentar esse percentual, envolvendo servidores de todos os setores e câmpus. Para consultar os processos acesse o Plano de Integridade e a página de Processos Institucionais do IFSC na Intranet.

Saiba mais sobre o que é o Plano de Integridade no portal da CGU.

Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.