Valores do Serviço Público Federal: sete conceitos são escolhidos pelos servidores

28. abril 2021 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), anunciou, na última sexta-feira (23), os sete Valores do Serviço Público Federal. Os conceitos foram escolhidos entre 93 mil sugestões recebidas com base em pesquisa feita com servidores públicos federais, entre outubro e dezembro de 2020.

Engajamento, gentileza, imparcialidade, profissionalismo, justiça, vocação pública e integridade foram os valores escolhidos.

A iniciativa do projeto Valores do Serviço Público Federal busca compreender os conceitos dos valores existentes na Administração Pública para refletir sobre o uso de tais valores no desenvolvimento pessoal, nas rotinas de trabalho, nas competências comuns e no clima organizacional. A partir das escolhas, serão desenvolvidas ações de promoção de tais valores.

Como foi a escolha

No dia 12 de outubro, a CGU lançou a pesquisa a ser respondida por todos os servidores públicos federais para levantamento dos valores. A pesquisa foi eletrônica, com data até o dia 23 de outubro para a resposta. Em seguida, os valores indicados pelos servidores passaram por processos de seleção e validação, incluindo a participação de representantes do setor privado e da sociedade civil. Finalmente, foram consolidados os Valores do Serviço Público Brasileiro.

Veja como foi o evento de apresentação dos valores no site da CGU.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações do site da Controladoria-Geral da União