Inscrições abertas para grupo de apoio a servidores em luto pela Covid-19

6. maio 2021 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias, SIASS

encontro-enlutadosO Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) – Unidade Chapecó realiza grupo de apoio para servidores em luto em função da Covid-19. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (7) pelo e-mail siass.chapeco@gmail.com. Serão realizados três encontros on-lines, às 15h dos dias 11/05, 25/05 e 08/06.

Os encontros reservam um espaço de expressão e de acolhimento aos servidores que perderam familiares ou pessoas próximas. Estão organizados por uma abordagem psicoeducacional com o intuito de facilitar o reconhecimento e expressão de sentimentos, emoções, significados e experiências.

“O luto é uma experiência natural e intensa e ocorre quando há percepção de rompimento de vínculos experimentada como um processo singular de acordo com a história e as relações entre quem faleceu e a subjetividade de cada um. A pandemia da Covid-19 gerou um número elevado de perdas de familiares e amigos, estabelecendo um cenário de perdas e enlutamentos que afetam a coletividade”, explica a psicóloga do IFSC e coordenadora do grupo de apoio, Marta Bringhenti.

A iniciativa surgiu com base em demandas individuais de servidores e, principalmente, após o aumento das perdas de pessoas decorrentes do agravamento da pandemia na região Oeste. “A saúde mental esteve em evidência diante dos dilemas éticos e humanos vivenciados por trabalhadores da saúde, pacientes e familiares”, destaca Marta.

O SIASS é responsável por coordenar e integrar ações de promoção da saúde do servidor público federal. A unidade Chapecó conta com uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, médicos, entre outros, que são cedidos por órgãos federais, entre eles o IFSC, dentro de uma carga horária para desenvolver essas ações.

Por Vitor Sabbi | Jornalista estagiário do IFSC

Os comenários não estão permitidos.