Departamento de Educação a Distância promove capacitações para institucionalização da EaD

7. maio 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

Com o objetivo de fomentar a institucionalização da educação a distância no IFSC, o Departamento de Educação a Distância do Cerfead vem promovendo capacitações periódicas para o público específico dos Núcleos de Educação a Distância (Neads), para os demais docentes do IFSC e para outros institutos federais.

As equipes de Nead realizam reuniões mensais para compartilhamento de experiências e treinamentos on-line. Algumas dessas capacitações são abertas para os demais docentes e podem ser consultadas no Canal da EaD do IFSC no Youtube.

O chefe do Departamento de EaD Igor Thiago Marques Mendonça explica que as capacitações surgiram a partir da Semana Pedagógica do Cerfead. Porém, em 2021, devido ao desencontro dos calendários acadêmicos dos câmpus, não pode ser realizada de forma unificada. Assim, o Departamento vem atendendo demandas pontuais dos câmpus, além de receber convites para ministrar capacitações em outras instituições que encontram os vídeos na internet. A próxima será dia 12 de maio, às 14h, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Ibirubá, com o tema “”Possibilidades de Atividades em Encontros Síncronos”. A capacitação será transmitida pelo Youtube do IFRS e poderá ser acompanhada pelos demais interessados.

Além de capacitações para EaD, as equipes também auxiliam no treinamento dos docentes para as Atividades Não Presenciais (ANPs). Mendonça explica que há uma diferença entre essas duas formas de ensino: “a educação a distância é uma modalidade de ensino, pensada para proporcionar o aprendizado do estudante com o uso das ferramentas de tecnologia de informação em atividades na maioria das vezes assíncronas. Porém, estamos utilizando bastante as TICs para auxiliar os professores nas ANPs, que são atividades síncronas, ou não, cuja preparação é diferente do que ocorre nos cursos a distância”.

O chefe de departamento acredita que, mesmo após a pandemia, a educação a distância vai continuar ganhando força, especialmente em modelos híbridos de ensino, em que as aulas práticas são ministradas de forma presencial. Diversos cursos presenciais já preveem parte da carga horária a distância.

Mendonça constata um aumento na abrangência dos cursos de pós-graduação do IFSC. Desde o início da pandemia, a oferta é exclusivamente na modalidade EaD, sem a necessidade de o aluno comparecer ao núcleo ou ao polo. Com isso, ele observa um aumento no número de interessados, inclusive o acesso por alunos de outras regiões do país, como Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

As gravações das capacitações podem ser acessadas pelo Youtube da EaD do IFSC. Há uma playlist especialmente elaborada com orientações sobre ANPs.

Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

Tags: ,