Abertas inscrições para capacitação sobre a Política de Segurança Sanitária

19. maio 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

Servidores do IFSC já podem se inscrever no curso on-line sobre a Política de Segurança Sanitária (PSS) ofertado via Moodle do IFSC. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH): após o login, o servidor deve clicar no menu Capacitação -> Turmas -> Consultar abertas -> Formação para a Política de Segurança Sanitária do IFSC na Covid-19.

Em função da limitação técnica do SIGRH, a primeira turma tem 240 vagas, com prazo para desenvolvimento das atividades de 31 de maio a 18 de junho. Conforme a demanda, novas turmas serão abertas no sistema. A recomendação do Comitê Técnico-Científico (CTC) é que todos os servidores, em especial aqueles dos câmpus que iniciam o acionamento de fases da PSS, façam o curso, que foi elaborado numa parceria entre CTC e Programa de Qualificação das Atividades Não-Presenciais (PQ-ANP) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Para participar do curso, o servidor deve primeiro fazer a inscrição no SIGRH e, depois, acessar o curso no Moodle, devendo logar-se com as credenciais institucionais e fazendo a autoinscrição (no campo Estudante) com a contrasenha ifsc. A certificação só será concedida a quem tiver feito a inscrição prévia no SIGRH e concluir o curso com 80% de aproveitamento na avaliação.

O curso é totalmente a distância e autoinstrucional, ou seja, suas atividades podem ser realizadas pelo cursista de forma autônoma, sem necessidade de mediação pedagógica. Ao final das quatro unidades de estudo, o cursista é convidado a desenvolver uma atividade de autoavaliação, com o objetivo de aferir a apreensão dos conteúdos estudados. A certificação é de 4 horas.

O conteúdo do curso de capacitação tem como fonte a Política de Segurança Sanitária e é organizado nos seguintes temas:

1) Fases para a retomada gradual e segura das atividades presenciais;
2) O IFSC perante a pandemia;
3) Diretrizes para a realização de atividades presenciais: definição de grupos de risco, protocolos biossanitários, acesso aos câmpus, rotina administrativa (frequência, eventos, reuniões, viagens, uso de veículos oficiais, terceirizados, colaboradores);
4) Protocolos biossanitários e médicos para os ambientes institucionais, distanciamento social, uso de máscaras faciais, higiene pessoal e ambiental, encaminhamento de casos suspeitos, regras para funcionamento dos setores.

Orientações institucionais

A página do Portal do IFSC que concentra as orientações institucionais em função da Covid-19, que vem sendo constantemente atualizada desde o início da pandemia, passou por uma reformulação.

Além de concentrar todos os documentos institucionais com normativas relacionadas às atividades do IFSC durante a pandemia, a página acrescentou informações relevantes como: o link para o formulário que deve ser preenchido pelas pessoas que forem acessar as dependências de todos os prédios do IFSC; as regras para esse acesso; listagem com as fases da PSS em vigor em todos os câmpus; a íntegra da PSS e dos planos de contingência locais.

A página também apresenta conteúdo com orientações para os estudantes desenvolverem as atividades remotas, materiais de orientação específicos sobre a Política de Segurança Sanitária (como cartazes que podem ser impressos e afixados nas dependências dos câmpus) e conteúdo informativo produzido pela equipe de Comunicação da instituição sobre a pandemia de Covid-19.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC