IFSC conta com Fórum de Educação Especial

25. maio 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

Com o objetivo de sugerir diretrizes gerais para a Educação Especial no IFSC, foi criado recentemente o Fórum de Educação Especial. Formado por 16 servidores dos Núcleos de Acessibilidade, professores de Educação Especial, servidores das Coordenadorias Pedagógicas e demais setores, o Fórum vem realizando reuniões quinzenais pelo Google Meet.

A coordenação é de responsabilidade da Coordenadoria de Ações Inclusivas (CAI) da Pró-reitoria de Ensino (Proen). Sobre a necessidade da criação do Fórum, o coordenador Cláudio Adão da Rosa explica que “pensar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva exige uma ação constante de eliminação das barreiras que permeiam as práticas escolares do ensino comum”. Segundo ele, o IFSC criou o Fórum de Educação Especial “para ser um espaço coletivo e multiprofissional, capaz de discutir estratégias inclusivas que garantam a participação dos alunos com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação em igualdade de oportunidades com os demais”.

Atividade aberta à comunidade acadêmica

post-forum-acoes-inclusivasOs encontros do Fórum serão quinzenais, com temas específicos. O segundo encontro, marcado para dia 27 (quinta-feira), das 13h30 às 15h30, será aberto à comunidade acadêmica. O tema será “Terminalidade Específica nos Institutos Federais: um panorama”, com a convidada Wanessa Moreira de Oliveira, assistente social, servidora do IF Sudeste MG, lotada na Coordenação de Ações Inclusivas da Reitoria; especialista em Políticas Públicas e Gestão Social pela UFJF; mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense; e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, com projeto na área da educação inclusiva.

Os servidores que não são integrantes do Fórum podem fazer a inscrição para assistir à atividade no Formulário de Inscrição. Recomenda-se fazer a leitura do artigo para a atividade neste link.

O Fórum ainda tem espaço para novos participantes. Os interessados devem enviar e-mail com anuência da chefia para: cai@ifsc.edu.br.

Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC

Tags:

Os comenários não estão permitidos.