Auditoria interna capacita gestores para uso de plataforma online e-Aud

11. junho 2021 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

capacitacao_audinA Auditoria Interna do IFSC (Audin) capacitou em maio gestores da instituição para usarem a plataforma online e-Aud, da Controladoria-Geral da União (CGU). A partir deste ano,  as recomendações de auditoria, incluindo aquelas emitidas em anos anteriores e que ainda estão pendentes de atendimento, passaram a ser monitoradas exclusivamente pela e-Aud. As capacitações ocorreram por meio de conferências web, uma para cada regional da Audin (Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Serrana e Sul).

O monitoramento online das recomendações deve possibilitar maior interação entre Audin e gestores, pois as informações e respostas referentes ao atendimento das recomendações passarão a ser cadastradas na plataforma e-Aud pelos próprios gestores, o que poderá ocorrer em qualquer tempo dentro do prazo de atendimento estabelecido para cada recomendação. “Com a utilização desta plataforma, a comunicação entre gestão e auditoria interna fica mais dinâmica e mais eficiente, tendo em vista que a interação entre as partes acontece a qualquer momento, não necessitando de uma motivação”, comenta a auditora-chefe do IFSC, Tamara Maria Bordin. No primeiro momento, foram cadastrados apenas os gestores que ocupam cargo de direção, pois são eles que respondem pelas unidades auditadas.

A plataforma e-Aud já é utilizada pelo IFSC para monitoramento das recomendações emitidas pela CGU e também para envio do Planejamento Anual de Auditoria Interna (Paint) e Relatório Anual de Auditoria Interna (Raint) pela Audin Em 2021, a CGU disponibilizou para as auditorias internas a ela vinculadas o uso da plataforma para monitoramento das suas recomendações. “Desta forma, a Audin do IFSC cadastrou na plataforma e-Aud todas as recomendações que até o final de 2020 não foram implementadas pela gestão da Reitoria e dos câmpus e também aquelas que foram objeto de ação de auditoria em 2020, para que possamos iniciar o monitoramento das recomendações via plataforma e-Aud”, explica Tamara.

Para os gestores que não conseguiram acompanhar as capacitações, a Audin está preparando em sua página na intranet um local destinado às gravações e ao tutorial sobre a utilização da plataforma, que deverá ser liberado na próxima semana.

Convite

A experiência com a capacitação levou a Audin do IFSC a ser convidada para apresentar uma oficina de capacitação aos gestores das instituições federais de ensinos sobre a funcionalidade do eAud no 53º Fórum Nacional Técnico da Associação Nacional dos Integrantes das Unidades de Auditoria Interna Governamental (FonaiTec), que acontecerá entre 28 de junho e 2 de julho de 2021, sob indicação da CGU.

Os comenários não estão permitidos.