Serviços técnicos especializados: tire suas dúvidas

22. junho 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) realizou dia 18 de junho uma live para esclarecer dúvidas sobre os serviços técnicos especializados oferecidos pelo IFSC.

Servidores que não puderam acompanhar o debate podem assistir à gravação da live.

Os principais temas abordados na conversa são: entender como funciona o processo de credenciamento, discutir as vantagens para o IFSC e para a comunidade e dialogar sobre os desafios e perspectivas da ação. Também traz depoimentos de coordenadores de laboratórios credenciados e que estão prestando serviços à comunidade.

O que são os Serviços Técnicos Especializados?

A prestação de serviços técnicos especializados é uma atividade prevista na Lei de Inovação em seu art. 8º, mas facultado aos casos previstos na referida lei, ou seja, nas atividades voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, visando, entre outros objetivos, à maior competitividade das empresas.

Desde 2019, o IFSC incentiva que seus laboratórios executem estas atividades, credenciando-os por meio de Edital de Fluxo Contínuo. Anualmente o edital é revisado com a expectativa de aumentar a interação institucional com a comunidade por meio deste canal.

Esta é uma relação ganha x ganha em que o aluno tem a oportunidade de estar em contato direto com casos reais de aplicação do conhecimento técnico aprendido na academia.

O IFSC consegue viabilizar recursos extras para contribuir com a manutenção e modernização de seu parque de laboratórios e equipamentos, por vezes até contratar alunos bolsistas extras em relação ao que é disponibilizado com recursos advindos do governo.

Para a empresa há possibilidade de acessar um serviço de qualidade ao custo adequado e com possibilidade de parcerias para modernizar seus processos com conhecimento advindo da academia.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC e Departamento de Inovação Tecnológica

Tags: ,