Conheça a Extensão

24. junho 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

Você sabe o que é Extensão? Como as atividades de Extensão são realizadas no IFSC e seus resultados? A partir de hoje, publicaremos mensalmente uma série de informações sobre a Extensão no IFSC, com textos produzidos em parceria entre a Diretoria de Extensão (Direx) e a Diretoria de Comunicação (Dircom). Nesta primeira matéria vamos trazer informações sobre o conceito de Extensão.

A extensão consiste em articular o Ensino e a Pesquisa às demandas da sociedade, com a participação ativa de estudantes e servidores. A Resolução CNE/CES Nº 7/2018 apresenta em seu Art. 3º o conceito de Extensão: “é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.

A partir da Extensão a instituição possibilita um aprofundamento e uma ampliação do significado dos conteúdos ministrados em sala de aula, aproximando-os da realidade do entorno de seus 22 câmpus e Cerfead/Reitoria.

Quais são as diretrizes da Extensão?

Além de integrar o Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica (Forproext), o IFSC integra o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). O Forproex é “uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de Extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia”.

Em 2012, o Forproex instituiu a Política Nacional de Extensão Universitária. Nela estão definidas as cinco Diretrizes da Extensão: Interação Dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão; Impacto na Formação do Estudante e Impacto e Transformação Social, os cinco “Is” da Extensão. Conheça cada um deles:

1 Interação Dialógica

A diretriz da interação dialógica promove a construção do conhecimento por meio da troca de saberes entre as instituições de ensino e a sociedade. Essa interação visa o estabelecimento de relações, o compartilhamento de ideias, promovendo e valorizando as interações das partes de um todo.

2 Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A diretriz da interdisciplinaridade e interprofissionalidade trata da interação de diversas disciplinas e áreas do conhecimento e de vários segmentos sociais, setoriais, organizacionais e profissionais, para o desenvolvimento das atividades de extensão.

3 Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão

Segundo o Forproex (2012), “a diretriz Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão reafirma a Extensão como processo acadêmico”. Nessa perspectiva, o suposto é que as atividades de Extensão adquiram maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa).

4 Impacto na Formação do Estudante

A prática da Extensão enriquece a formação acadêmica e cidadã do estudante. Durante as práticas extensionistas, o estudante vivencia situações bem diversas das suas. Isso estimula seu pensamento crítico, assim como demanda do aluno autonomia e criatividade nas suas ações, nos seus modos de pensar e agir. As atividades de Extensão promovem competências de autonomia, cooperação e cidadania.

5 Impacto e transformação social

O desenvolvimento de atividades de Extensão promove a transformação da sociedade e da própria instituição de ensino que a pratica. Todos os envolvidos na atividade de Extensão são impactados no processo de interação, tanto os membros da equipe executora (servidores e estudantes) quanto a comunidade externa (comunidade atendida).

As oito áreas temáticas que norteiam as atividades de Extensão são: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

 Qual legislação regulamenta a extensão?

Na Constituição Brasileira de 1988 consta o Art. 207 em que: “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

A partir desse entendimento e considerando a publicação da Lei Nº 11.892/2008, seu Art.2º equipara os Institutos Federais (IFs) às Universidades: “Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos desta Lei”.

Essa lei estabelece ainda que uma das finalidades dos institutos federais é “desenvolver programas de Extensão e de divulgação científica e tecnológica”. Também determina que um dos objetivos dos IFs é “desenvolver atividades de Extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos”. A partir disso, os institutos federais focaram na construção e no avanço do marco legal da Extensão.

Em 2016, o IFSC publicou a Resolução Consup Nº 61/2016, que regulamenta as atividades de extensão. O seu Art. 1º estabelece que: “a Extensão é entendida como um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre o IFSC e a sociedade de forma indissociável ao ensino e à pesquisa”. Também define que as atividades de Extensão devem, obrigatoriamente, envolver servidores, discentes extensionistas e a comunidade externa.

Já em 2018 foi publicada a Resolução CNE/CES Nº 7/2018 que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, com destaque para a carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação que deverão atender ao mínimo de 10% em extensão.

Conheça a Extensão no IFSC

Para conhecer melhor a Extensão, acesse a página da Extensão no portal do IFSC. A Diretoria de Extensão também preparou uma playlist para o curso “O Fazer Extensionista“, que pode ser conferida no canal do YouTube do IFSC.

Não deixe de acessar a Revista de extensão do IFSC: Caminho Aberto.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC e Diretoria de Extensão

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.