Diálogo Tech promove discussões sobre o itinerário da formação técnica em encontros on-line

23. julho 2021 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Com o objetivo de ampliar o diálogo com as redes de ensino estaduais, federal e distrital sobre a implementação do Itinerário da Formação Técnica e Profissional, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) iniciou uma série de webinários do evento Diálogo Tech. A iniciativa também tem o intuito de apresentar as ações desenvolvidas pelo MEC, que podem auxiliar na organização da oferta do itinerário de formação técnica do ensino médio, e será realizada no formato de 12 encontros propostos até dezembro de 2021, com discussões sobre temas distintos.

Os eventos ainda proporcionam a ampliação do espaço para o debate com as redes ofertantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) complementando o cenário da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), prevista para 2022. “O diálogo no contexto educacional é indispensável na busca de soluções possíveis para os grandes desafios. Temos muitos desafios no momento, principalmente, neste contexto de pandemia que modificou profundamente a dinâmica educacional e exige que conheçamos os detalhes dos impactos na educação”, analisou a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Marilza Regattieri.

A reforma do ensino médio também se apresenta como uma grande oportunidade para o crescimento e a consolidação da EPT no país. “A educação profissional pode ser levada para um outro patamar de importância no contexto da formação de profissionais para o mundo do trabalho no Brasil, aproximando o país dos índices da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com mais estudantes no ensino médio que também frequentam cursos técnicos”, informou a coordenadora-geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, Joelma Kremer.

O primeiro webinar foi realizado em 8 de julho, com o tema “Orientação Profissional para o Estudante”, e contou com a participação de profissionais da educação que discutiram a temática com foco nos estudantes, por meio da aproximação com os gestores que atuam na EPT. A gravação dos webinários será disponibilizada na plataforma Eduplay e também na página da Setec.

O próximo evento, em 29 de julho, abordará o tema “Os desafios do ensino híbrido”. Para participar, os interessados devem acessar o endereço da Setec na RNP, clicando aqui. Os eventos são abertos ao público.

Essa é uma ação contínua iniciada pelo MEC ainda em 2020, a partir de 9 eventos que exploraram a temática do currículo dentro da perspectiva da oferta do itinerário da Formação Técnica e Profissional, no novo ensino médio.

Conheça a programação dos encontros Diálogo Tech.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC, com informações da Setec/MEC