PQ-ANP qualifica videoaulas e as disponibiliza com interpretação em Libras

23. julho 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

Das mais de 900 videoaulas disponibilizadas por professores do IFSC para o Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais (PQ-ANP) parte delas está sendo traduzida para a Língua Brasileiras de Sinais (Libras). O trabalho vem sendo realizado por uma equipe de intérpretes e pelo professor do câmpus Palhoça-Bilíngue Saulo Vieira que desde 2019 atua no ensino a distância de Libras no IFSC. “O PQ-ANP tem contribuído para produzir materiais didáticos com mais qualidade e para fazer as adaptações necessárias para que eles se tornem acessíveis a todos os públicos. O programa também tem promovido melhorias na forma de acesso ao moodle a fim de contemplar os alunos surdos.”

Até o momento já foram interpretadas em Libras cerca de 50 videoaulas de diferentes eixos tecnológicos. “Ainda não conseguimos trabalhar em todas as videoaulas disponibilizadas porque precisaríamos de uma grande equipe de intérpretes. A qualificação desses materiais também envolve o processo de produção de videoaulas. É importante que os professores que as produzam compreendam a cultura surda e entendam a visão dos sujeitos surdos no processo de ensino e aprendizagem.”

O diretor de ensino do IFSC, Tiago Nunes, avalia que uma das contribuições do PQ-ANP tem sido a de ampliar os materiais voltados à comunidade surda. “Nós enquanto instituição pública temos que trabalhar no desenvolvimento de materiais que sejam acessíveis às mais diferentes demandas. A gente precisa incluir a comunidade surda nos  materiais que a instituição produz. Eu vejo que o Brasil e o IFSC estão um pouco atrasados nessas ações. Isso se dá, muitas vezes, por falta de recursos financeiros e de equipe que possa fazer a qualificação desses materiais. A gente precisa trabalhar mais nessa frente para o desenvolvimento de materiais pensados para a comunidade surda.”

Parte das videoaulas que já foram qualificadas e que contam agora com a interpretação em Libras estão disponíveis no canal do Youtube do PQ-ANP. Para acessá-lo, clique aqui.

PQ-ANP

O Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais (PQ-ANP) do IFSC, ao longo de sete meses de trabalho, qualificou mais de 1.600 objetos de aprendizagem, entre videoaulas, apostilas, slides, podcasts e criou 80 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (Avea) no moodle para o compartilhamento desses materiais. O PQ-ANP está na quinta fase de execução em que estão sendo organizados os Aveas e disponibilizados todos os materiais para que os ambientes possam se tornar públicos e dessa forma ser consultados por estudantes e professores do IFSC e por toda a comunidade externa. Nesta etapa do programa, professores do IFSC que ainda tenham interesse em disponibilizar seus materiais para qualificação podem entrar em contato com os coordenadores locais do PQ-ANP em cada um dos câmpus.

Por Beatrice Gonçalves | Jornalista do IFSC