PQ-ANP qualifica mais de 500 objetos de aprendizagem de Matemática, Física e Química

30. julho 2021 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O eixo de formações complementares do Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais (PQ-ANP) é, até o momento, o que mais recebeu materiais para serem qualificados. São mais de 500 objetos de aprendizagem entre videoaulas, slides, apostilas e exercícios das áreas de Matemática, Física e Química que estão sendo disponibilizados nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (Aveas) no moodle para acesso dos estudantes, servidores e comunidade externa.  O eixo reuniu professores de oito diferentes câmpus do IFSC.

Matemática

No caso da área de Matemática, aderiram ao programa professores de Caçador, Criciúma, Xanxerê e do câmpus Florianópolis. “Nós estamos construindo os Aveas de modo coletivo. Nossa proposta é sempre colocar pelo menos um conteúdo teórico e uma atividade para cada um dos assuntos abordados e quando a gente observa que falta algum material, nós nos dividimos entre os quatro professores de Matemática para que cada um contribua de alguma forma”, explica o professor Marcelo Silva de Jesus, do câmpus Caçador.

No moodle, os professores construíram cinco salas em que os materiais estão divididos de acordo com os seguintes tópicos: sequências e séries numéricas, geometria plana e espacial, geometria analítica e álgebra linear, estatística e probabilidade e funções. “Nós optamos em não dividir os conteúdos entre Ensino Médio e Ensino Superior porque entendemos que esses assuntos podem ser trabalhados nesses dois níveis. Com a abertura dos Aveas para o público, nós queremos ouvir os professores de Matemática para pensar em como podemos deixar esses ambientes ainda mais dinâmicos. A proposta desses ambientes é ser uma sala de apoio para que quando os professores precisarem eles possam ter acesso a conteúdos que complementem suas aulas.”

Nas salas do moodle foram inseridas aulas de diferentes professores sobre um mesmo tema. “Nós optamos em disponibilizar todas as aulas porque entendemos que são diferentes formas e abordagens de se tratar um mesmo tema e isso é bastante enriquecedor.”

Para ter acesso aos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem de Matemática, clique aqui.

Física

No caso da Física, aderiram ao programa professores de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, São José e Chapecó. Os materiais foram divididos entre conteúdos do Ensino Médio e do Ensino Superior. “Nós organizamos os materiais de uma forma mais tradicional, no caso do Ensino Superior, nós dividimos em eixos como costumam estar organizados nos livros de Física que são mecânica, termodinâmica e ondas, elétrica, óptica e física moderna e contemporânea. No Ensino Médio, nós dividimos por ano levando em consideração os conteúdos que costumam ser trabalhados nos primeiros, segundos e terceiros anos”, explica a professora Camila Gasparin, do câmpus Chapecó.

Nos ambientes, há diferentes aulas sobre o mesmo assunto para que o usuário que for acessar o sistema possa entrar em contato com diversos formatos e metodologias. Para acessar os Aveas de Física, clique aqui.

Química

Os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem de Química estão divididos em seis tópicos, sendo que há conteúdos para o Ensino Médio e Ensino Superior, química geral, metodologia e didática e bioquímica, e reúnem materiais de cinco professores do IFSC.

A professora de Química do câmpus Urupema Mariana Sanches está auxiliando na construção desses ambientes. “Eu estou atuando como docente há três anos e para mim tem sido muito importante ter contato com esses materiais. Eles são muito bons e tem me feito repensar alguns processos. Eu vejo que a troca de experiência entre os professores têm sido um dos aspectos mais importantes do programa.”

A professora Sabrina Pacheco, do câmpus Garopaba, também aderiu ao programa por entender que esse é um espaço de troca entre os docentes. “Eu venho de um câmpus pequeno e sou a única professora de Química, eu sentia falta de ter esse contato com outros professores da mesma área. Para mim foi um choque quando tivemos que adaptar nossas aulas para atividades não presenciais. No começo eu costumava fazer aulas de 40 minutos para os meus alunos e o PQ-ANP e o contato com os designers do programa me fez repensar isso. Hoje as aulas que eu produzo estão completamente diferentes do que eu vinha fazendo.”

Para ter acesso aos AVEAs de Química, clique aqui.

PQ-ANP

O Programa de Qualificação das Atividades Não Presenciais (PQ-ANP) do IFSC, ao longo de sete meses de trabalho, qualificou mais de 1.600 objetos de aprendizagem, entre videoaulas, apostilas, slides, podcasts e criou 80 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (Avea) no moodle para o compartilhamento desses materiais. O PQ-ANP está na quinta fase de execução em que estão sendo organizados os Aveas e disponibilizados todos os materiais para que os ambientes possam se tornar públicos e dessa forma ser consultados por estudantes e professores do IFSC e por toda a comunidade externa. Nesta etapa do programa, professores do IFSC que ainda tenham interesse em disponibilizar seus materiais para qualificação podem entrar em contato com os coordenadores locais do PQ-ANP em cada um dos câmpus.

Por Beatrice Gonçalves | Jornalista do IFSC