IFSC e Enap promovem curso “Gestão de Riscos nas Contratações Públicas”

10. agosto 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

O IFSC oferece mais um curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), por meio do programa Enap em Rede. O curso “Gestão de Riscos nas Contratações Públicas” tem 20 vagas disponíveis para servidores do IFSC.

O período de realização do curso será de 13 a 17 de setembro, das 14h30 às 18h. Os interessados devem preencher o Formulário de Inscrição até 3 de setembro. O acesso ao curso para servidores do IFSC será pela sala Zoom 105.

Público-alvo:

Servidores públicos de qualquer nível ou esfera, preferencialmente aqueles que trabalham nas áreas de contratações públicas.

Objetivos:

Ao final do curso o participante deverá ser capaz de:

• Reconhecer a relação da Gestão de Riscos com as contratações públicas;
  • Identificar as vantagens e desafios da implantação da Gestão de Riscos nas contratações públicas;
  • Conhecer as principais normas internacionais que regulamentam a gestão de riscos no mundo, COSO-ERM e ISO 31.000, seus princípios, processos, estrutura e benefícios;
  • Reconhecer os conceitos de Governança Corporativa, seus princípios, objetivos, sistema de funcionamento e sua relação com a gestão de riscos;
  • Aplicar as principais ferramentas administrativas na identificação, análise, avaliação e mitigação dos riscos.

Metodologia:

Os cursos online e ao vivo da Enap são dinâmicos e aplicados. A Escola utiliza tecnologias e metodologias ativas e inovadoras, a exemplo de exercícios em grupo, estudos de caso, problematização, exposição dialogada, debate e simulações.

Esse curso será realizado na modalidade remota, ou seja, ocorrerá em uma sala virtual, por meio do aplicativo de videoconferência Zoom, e participantes e professor irão se encontrar em dia e hora marcados.

Principais tópicos:

• Riscos: definições, pilares, tipos, processo de gestão de riscos;
  • Normais internacionais: COSO-ERM e ISSO 31000:2018;
  • Governança Corporativa;
  • Plano de Gerenciamento de Risco: etapas e ferramentas;
  • Identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,