Semana de saúde do servidor do Siass/Oeste reflete sobre isolamento social do servidor

22. setembro 2021 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus São Carlos, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Matérias, SIASS

Cartaz IX Semana da Saúde do Servidor_01Será realizada de 04 a 15 de outubro a IX Semana de Saúde do Servidor do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do Oeste. Em 2021, a equipe do Siass convida os servidores para refletir sobre “Desdobramentos do isolamento social no trabalho do servidor: olhares críticos”. A programação será on-line.

A psicóloga do Siass/IFSC Marta Bringhenti conta que esta atividade busca um espaço de diálogo e de reflexão com servidores, gestores e  instituições, considerando os serviços e missão como ente público, sobre as mudanças das condições de trabalho e de saúde do trabalhador, considerando o teletrabalho e a IN 65/2020 – Programa de Gestão.

“Mudanças foram impulsionadas pelas necessidades impostas pela pandemia, decorrente do isolamento social. Os trabalhadores tiveram suas rotinas alteradas e adaptadas para uma mistura de espaços entre o pessoal e profissional, pela customização da casa em posto de trabalho”, relata Marta.

Ainda, reflete Marta, o trabalho remoto passou a ser uma realidade que, decorrente dos ajustes administrativos e de planejamento da gestão pública, está se tornando não apenas um período de isolamento, mas uma mudança definitiva – com a possibilidade de adesão da administração pública ao teletrabalho com a IN 65/2020.

A partir disso, aspectos importantes do trabalho estão sendo discutidos e envolvem a saúde do trabalhador como: trabalho por produtividade-entrega, aspectos ergonômicos, adequação de espaços de trabalho em casa, custeio dos espaços, equipamentos, estrutura, nexo causal do adoecimento no trabalho, acidentes de trabalho, entre outros tópicos de interesse do trabalhador e das instituições.

Programação:

Segunda, 04/10, às 14h

Primeiros socorros para leigos, com a enfermeira Irene Cosmo Neta

Quarta, 06/10, às 15h

Ação educativa: mitos e verdades sobre doação de sangue e cadastro de medula óssea, com enfermeiro Renato Kolcenty e Alexandra Mazzoca

Quarta, 13/10, às 14h

Um conto em aquarela – a arte como aspecto terapêutico, com Silvana Velasques e Alan Panizzi

Quinta, 14/10, às 14h

Live: novas regulamentações no mundo do trabalho e possíveis impactos na saúde do servidor, com Ana Claudia Souza Vasquez, pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFCSPA

Sexta, 15/10, às 9h30

Documentário “Apartamentoterapia”

Links para acesso:

Por Comunicação do Câmpus Chapecó

Os comenários não estão permitidos.