Extensão e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1. outubro 2021 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Extensão têm estreita relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste quarto post da série “Explicando a Extensão”, vamos mostrar o que são os ODS e como eles ajudam a nortear as atividades de Extensão no IFSC.

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma chamada universal à ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e melhorar a vida e as perspectivas de todos, em todos os lugares.

Em setembro de 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 foram oficialmente adotados como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceu um plano de 15 anos para atingir os objetivos. 

Os países apoiadores se comprometeram a “mobilizar esforços para erradicar todas as formas de pobreza, combater as desigualdades e combater as mudanças climáticas, garantindo ao mesmo tempo que ninguém seja deixado para trás”.

extensao-ods

 

 

 

 

 

 

 

 

(Fonte:http://www.agenda2030.org.br)

Para conhecer cada um  ODS, acesse o site das Nações Unidas Brasil e a “Cartilha de Perguntas e Respostas dos ODS“, publicada pela PNUD do Brasil. O site detalha cada um dos 17 objetivos, especificando as suas metas, e a cartilha procura esclarecer as principais dúvidas sobre os ODS, reforçando que “o desenvolvimento sustentável só será alcançado mediante o envolvimento, compromisso e ação de todos”.

Como exemplo de envolvimento e compromisso de todos nós com o desenvolvimento sustentável, veja o vídeo.

Qual a relação entre os ODS e a Extensão no IFSC?

Em 2017, o IFSC assinou o Termo de Adesão ao Movimento ODS – Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como organização signatária.

O Movimento ODS possui uma agenda de assembleias, discussões e fóruns, dos quais o IFSC participa ativamente. Caracteriza-se por ser um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. 

Diversas ações do IFSC – administrativas, ensino, pesquisa e extensão – procuram colocar os ODS em seus planejamentos anuais. Os editais da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), por exemplo, contêm como um dos critérios de avaliação que as propostas de atividades de extensão estejam atreladas aos ODS.

Veja algumas atividades que o IFSC realiza com a temática dos ODS:

  1. Curso Fazer Extensionista;
  2. Portal do Movimento ODS de SC;
  3. 14ª Edição da Revista Caminho Aberto e realização Diálogos Interdisciplinares: a importância dos ODS na extensão;
  4. ODS na Prática em Instituições de Ensino.

Como ficou o cumprimento dos ODS durante a pandemia?

Diante do contexto atual em que vivemos, com a pandemia de Covid-19, é interessante percebermos os reflexos causados no cumprimento dos ODS para pensarmos em possibilidades de ações que possam minimizar os impactos econômicos, sociais, ambientais e culturais em nossa localidade. Veja abaixo, um resumo do impacto da Covid-19 nos 17 ODS:

extensao-ods-grafico

 

 

 

 

 

 

 

 

Tradução feita pela Rede Brasil de conteúdo disponível em SHARED RESPONSIBILITY, GLOBAL SOLIDARITY(Fonte: https://www.pactoglobal.org.br/pg/pacto-contra-covid-19)

  • Use e compartilhe o selo do Movimento ODS!

extensao-ods-selo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC e Diretoria de Extensão

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.